Neste restaurante de Coimbra há petiscos e carnes maturadas

Magret de pato, um dos pratos na lista das carnes maturadas. Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens
Carnes maturadas de vaca, mas também de pato e de porco. É esta a grande aposta do Notes Bar & Kitchen, o projeto que Luís Martins criou, na Baixa, após ter trabalhado em vários restaurantes com estrelas Michelin, em Londres.

Luís Martins abriu o Notes Bar & Kitchen, na Baixa de Coimbra, há mais de três anos, voltado para os petiscos. Hoje, o menu continua a ter diversas entradas e alguns pratos de peixe, mas investe sobretudo nas carnes maturadas – de vaca, pato, porco.

Pratos como o magret de pato ou o cachaço de porco acompanhado por batata trufada com Parmesão integram a secção das carnes maturadas; e ela vai sendo reforçada com novidades como costeletas de borrego ou gnocchi de boi.

Cachaço de porco com batata trufada e Parmesão.
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

A maturação, por norma, ultrapassa os 35 dias, mas isso depende do animal, da sua idade e alimentação, explica Luís, que tem uma câmara para o efeito na sala, com peças de carne à vista dos clientes.

A decoração é sóbria, com madeiras, tons verdes e azuis, numa casa onde também se pode ir, simplesmente, beber um copo. Só de vinhos, há 170 referências. A cozinha está a cargo do chef Pedro Gama Santos.

O proprietário do Notes Bar & Kitchen viveu em Londres mais de uma década e por lá trabalhou em restaurantes estrelados, como The FatDuck, com três estrelas Michelin, Club Gascon, com uma estrela, ou Angler, também com uma estrela. Lidou bastante com carnes e teve variadas formações, inclusive com Jack O’Shea, célebre talhante. Quando voltou a Portugal, decidiu criar um negócio próprio e chamou-lhe Notes. O nome, explica, vem “das notas do comer, do beber, da experiência”.

A casa trabalha com produtos frescos, de época e, preferencialmente, locais. “Se amanhã não conseguir arranjar pato, não há pato; não vou comprar congelado, prefiro não servir”, garante Luís, que faz questão de saber de onde vem cada matéria-prima. “Se eu receber o porco, sei o nome dele, o que comeu e como era tratado”, exemplifica.

O animal a que se refere é da raça mangalitsa, originária da Hungria, conhecido como porco-ovelha; com a maturação, a sua carne fica muito tenra e com sabor intensificado, descreve. Para logo concluir: “É o melhor porco do Mundo”.

Pratos vegetarianos

O Notes Bar & Kitchen também faz pratos vegetarianos, como risoto de legumes ou legumes gratinados. “Tentamos sempre fazer algo com o que o mercado nos oferece”, diz o proprietário.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend