Festa do Espumante traz animação a Melgaço durante 3 dias

Festa do Espumante traz animação a Melgaço durante 3 dias
A quinta edição da Festa do Espumante, de entrada livre, traz até Melgaço provas de Alvarinho, showcookings com chefs de cozinhas Michelin, música ao vivo e mais, entre 22 e 24 de novembro.

A quinta edição da Festa do Espumante está de regresso a Melgaço, no Largo do Mercado, e durante três dias, entre 22 e 24 de novembro. Esta que é não só uma das principais mostras de espumante de Alvarinho, como também um cartão de visita à região, traz consigo bancas de produtos regionais, sessões de showcooking com chefs responsáveis por cozinhas Michelin e ainda provas comentadas.

Este ano, a elevada adesão à iniciativa levou a um aumento da área da festa, num total de 1350 metros quadrados. À prova, estarão 26 espumantes, obras de 14 produtores de Monção e Melgaço, como a Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dona Paterna, PROVAM, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço.

«A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2018 tivemos cerca de 7 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha», afirma Manoel Batista, autarca melgacense.

 

Haverá 26 espumantes à prova.

Os produtos regionais marcam presença nesta festa.

À festa juntam-se enchidos, fumeiro, queijos e doçaria locais, para além das propostas de gastronomia regional do restaurante Chafarix/DOP MAT, conhecido pela confeção do receituário de Melgaço e Alto Minho. O mesmo receituário tradicional da região será reinterpretado e provado ao vivo com sessões de cozinha pelas mãos de chefs como João Cura, do Almeja, no Porto; Rui Ribeiro, da Escola Profissional do Alto Minho Interior; e alguns responsáveis por cozinhas premiadas com estrelas Michelin, como são os casos de Óscar Geadas, do Restaurante G, na Pousada de Bragança; e de Vítor Matos, do restaurante portuense Antiqvvm.

A festa do espumante, organizada pela autarquia de Melgaço e pela EV-Essência do Vinho, contará ainda, com provas comentadas com a presença do sommelier Manuel Moreira, que dará um precioso conhecimento sobre a produção local a este nível; e atuações de música ao vivo.

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição de copo, no valor de 2,5€. Sexta-feira, o arranque faz-se pelas 11h00 e a festa decorre até às 02h00. Sábado, 23, fecha à mesma hora mas inicia uma hora depois, pelas 12h00. No terceiro e último dia, domingo, será das 12h00 às 18h00. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend