Ecotura Country House: a história de uma casa que nasceu com os lobos

Ecotura Country House: a história de uma casa que nasceu com os lobos
Ecotura Country House. (Foto: DR)
Um casal de jornalistas mudou-se durante cinco anos para a serra da Peneda, em Castro Laboreiro, para registar a vida de uma alcateia. No final, a montanha cativou-os e ficaram de vez. Anabela e Pedro fizeram um documentário e encontraram uma casa e um projeto de animação turística orientado para o bem-estar e o mergulho na riqueza serrana, o Ecotura Country House.

Anabela Moedas e Pedro Alarcão avançam pelo trilho da serra da Peneda que chamam de Vale dos Lobos com uma serenidade que impressiona. Ou melhor, o que impressiona é a constância dessa serenidade: num grupo munido de água, chapéus e que terminou a caminhada de três horas a arfar, apenas eles terminaram o percurso tal como começaram, sorridentes, frescos e de costas direitas – e parecendo prontos para outra.

É uma caminhada revigorante aquela, por uma natureza pura, entre vacas e cavalos garranos, apreciando árvores e plantas que Anabela, uma estudiosa de Etnobotânica, vai apontando. Revigorante também é descansar e acordar na casa de pedra que o casal de ex-jornalistas, que se mudou para Castro Laboreiro há 16 anos, recuperou para servir de base às atividades de ligação à natureza que ali desenvolve.

A Ecotura Country House é uma renovada e acolhedora casa de montanha do início do século XX. (Fotografias: DR)

Fazem-se retiros de yoga e bem estar junto da natureza.

A partir da Ecotura Country House, uma acolhedora casa de montanha do início do século XX, restaurada e decorada com ternura pelo casal, que ali colocou muito da sua história, objetos pessoais e trabalho próprio (como as peças de madeira feitas por Anabela e os quadros pintados por Pedro), pode-se passar entre um fim de semana até uma temporada de imersão na Peneda-Gerês. Pode-se contar com pão e doces feitos por Anabela ao pequeno-almoço e, melhor ainda, com a companhia permanente dos anfitriões, que nos guiam em todas as atividades.

As opções da Ecotura Country House incluem alojamento nos três quartos duplos (com WC privativo) com ou sem programas de caminhadas, ioga e cavalos (para quem não sabe montar e para cavaleiros experientes). Há programas que se focam num dos destes eixos ou os entrelaçam pelos dias, como do ioga para cavaleiros.

A Ecotura Country House organiza passeios equestres.

Anabela Moedas e Pedro Alarcão são os responsáveis pelo espaço.

Assim, desde apenas ficar nos quartos campestres da Ecotura Country House até ficar uma semana em retiros de yoga e bem estar (incluindo um programa de yoga orientado para mulheres na menopausa), ou ainda em passeios equestres de um dia ou férias equestres de uma semana com os cavalos de Pedro e Anabela, há escolhas para todos os gostos. A Ecotura promove programas para famílias com crianças, que inclui o primeiro contacto com os cavalos.

A ideia é, através de atividades de grande intimidade com a serra, despertar nos visitantes um sentido de pertença e de preservação da magnífica paisagem da serra. “É porque queremos que as pessoas aprendam a preservar que fazemos os nossos programas com pequenos grupos”, refere Pedro Alarcão.

O casal apaixonou-se pela Peneda quando ali esteve durante cinco anos registando o quotidiano de uma alcateia, no início dos anos 2000. A reportagem “A vida secreta dos lobos”, transmitida pela RTP, dá conta desse projeto dos casal de jornalistas da área do Ambiente. A alcateia acabou por deixá-los em casa, na Peneda.

 

Ioga para cavaleiros

Na ecotura, há um programa de ioga para cavaleiros, com os dias preenchidos com sessões de ioga antes e depois dos passeios equestres. antes, para preparar os músculos para o esforço e, no final, para aliviar as tensões e relaxar.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend