Costa Vicentina em autocaravana: passeio de encantos naturais junto ao mar

Costa Vicentina em autocaravana: passeio de encantos naturais junto ao mar
Areais discretos e selvagens, falésias escarpadas, boa cozinha com foco local e aquele sossego tão característico da Costa Vicentina e do Sudoeste Alentejano. De Vila Nova de Milfontes a Odeceixe, por estrada nacional ou por troços à beira-mar, há muito para ver e provar, a bordo de uma autocaravana e em boa companhia.

Uma praia discreta com alma fadista para descobrir

Já foi um segredo bem guardado do sudoeste alentejano. Mas mesmo tendo captado maior atenção nos últimos anos, a Praia da Amália, a meio caminho entre Odeceixe e São Teotónio, continua a ser uma das praias mais tranquilas e discretas da região. Tem nome e alma fadista, por estar situada junto à casa de férias que Amália Rodrigues ali tinha. Do estacionamento ao areal, o caminho pedestre faz-se entre arvoredo, subidas e descidas. Mais concorrida, mesmo com o seu rochoso areal, é a Praia de Almograve, escolhida por muitos para assistir ao pôr-do-sol, dentro de carros e autocaravanas numa zona plana de estacionamento, de frente para o mar.

O acesso à Praia da Amália. (Fotografia: Paulo Spranger/GI)

Praia de Almograve. (Fotografia: Diana Quintela/GI)

 

Bom peixe e carne em duas casas emblemáticas

A extensão da Costa Vicentina torna-a versátil em boas sugestões gastronómicas. O tempo encarrega-se de sedimentar as casas emblemáticas. Em Vila Nova de Milfontes, junto à praia, é obrigatório parar e sentar à mesa da recém-reaberta Tasca do Celso, que soma 20 anos e 200 referências vínicas pelas paredes. Em doses generosas, chegam pratos como a salada de tomate de Almograve e amendoas torradas, beterraba e rábano ou o cabrito assado em forno a lenha. Mais a sul, junto à Zambujeira do Mar, não há quem não conheça A Barca Tranquitanas, casa familiar com três décadas. Na convidativa esplanada, prova-se o peixe e marisco local, seja com a feijoada de búzios – ex-líbris do espaço – ou o choco com amêijoas.

Tasca do Celso. (Diana Quintela/GI)

A Barca Tranquitanas. (Paulo Spranger/GI)

Tasca do Celso. Rua dos Aviadores, 34, (Vila Nova de Milfontes). Tel.: 283996753. Preço médio: 20 euros.

A Barca Tranquitanas. Entrada da Barca, Porto das Barcas (Zambujeira do Mar). Tel.: 283961186. Preço: 18 euros.

 

Um miradouro natural para o Atlântico

É o ponto mais ocidental da Costa Vicentina e resulta do casamento feliz entre altas encostas e a imponência das ondas do Atlântico. O Cabo Sardão é um dos mais bonitos miradouros naturais da região, e, por isso mesmo, ponto de paragem obrigatória na estrada costeira que liga Almograve à Zambujeira. O centenário farol que ali está de guarda, com 17 metros de altura, rouba as atenções à chegada, mas também os pescadores locais e gaivotas que por aqui pairam.

Cabo Sardão, na Zambujeira do Mar (Diana Quintela/GI)

 

Dormir num sossegado e espaçoso parque

É um dos mais antigos parques de campismo do país, somando três décadas. De tal forma que Miguel Santos, dono do Camping São Miguel, conhece muitos dos fiéis visitantes pelo nome. Este sossegado e espaçoso parque de sete hectares, com muita sombra, está a escassos quilómetros das praias de Odeceixe e Carvalhal, e reabre a 8 de junho, com higiene reforçada. A zona de autocaravanas dá acesso às restantes facilidades do espaço, como supermercado, barbecue, estação de serviço e lavagem de veículos e balneários. Aqui entra a componente ambiental, com painéis solares a garantirem a água quente dos duches.

Camping S. Miguel (Paulo Spranger/GI).

Camping São Miguel. Estrada Nacional 120, (Odeceixe). Tel.: 282947145. Preço: autocaravanas desde 55€ por noite.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend