Viana do Castelo: esta praia com três nomes é uma meca do surf

Praia da Arda (ou do Bico, ou da Mariana), em Afife. (Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)
Arda, Bico ou Mariana, situada em Afife, Viana do Castelo, é frequentada todo o ano pelos praticantes de desportos náuticos. Até setembro, viajamos pelos melhores areais de norte a sul do país.

As placas junto à Estrada Nacional 13, em Afife, indicam a direção para a praia da Arda, mas praia do Bico também é um nome oficial (conforme se pode ver, por exemplo, no site da Câmara Municipal de Viana do Castelo), e muitos são os que a conhecem por praia da Mariana. Conta-se que foram os surfistas que a batizaram, para facilitar a localização, tendo em conta a proximidade de um restaurante com esse nome. No litoral a Norte, esta é a praia do surf (e outros desportos náuticos), pelas excelentes condições para a prática da modalidade durante todo o ano.

De areia clara, boas ondas, dunas que servem de abrigo em dias de vento para apanhar sol e sobre as quais é possível passear em passadiços de madeira, e enquadrada por extensa vegetação, esta praia com três nomes é o nirvana de surfistas e não só. No verão é também uma das mais movimentadas (e procuradas) na região, principalmente, por quem prefere o bulício estival ao recato. É poiso de muitos jovens, estrangeiros e algum (bastante) jet set, famílias de veraneantes de todo o país.

(Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)

O surf é o que a define. Antes mesmo de avistar o mar azul, normalmente de águas frias e encrespadas, já se sente o espírito na zona do parque de estacionamento, balizado por estacas de madeira. À vista, há sempre pranchas e gente com fatos de surf, a entrar e a sair da praia, ou nos chuveiros. E quase sempre a carrinha da “Arda surf school (escola de surf Arda)”. A praia possui instalações sanitárias, posto de primeiros socorros e um apoio de praia (bar) em madeira. É uma praia que muitos escolhem para ficar para lá do por do sol. E, por vezes, até em festas noturnas.

(Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)


O que fazer ao redor da areia

#1 – Subir ao Monte de Santo António

É um miradouro com uma vista imperdível sobre o mar (e as praias e veigas de Afife). Situado no centro daquela freguesia de Viana do Castelo, o Monte de Santo António e a sua capela é de muito fácil acesso, a pé ou de carro, e merece uma visita. Para um momento de contemplação ou até um piquenique no parque de merendas.

#2 – Comer num restaurante onde o bacalhau é senhor

Propriedade de Romeu Dinis, o restaurante Sr. Bacalhau é espaço para uma refeição mais requintada. Na carta tem sempre três bacalhaus: dourado com molho de cebolada, batata frita à rodela e gratinado no forno (à casa), grelhado e cozido com todos (como no Natal). Serve de outras maneiras, a pedido. Sugere ainda polvo, robalo, picanha, filé mignon e posta de boi na grelha, massas e pratos vegetarianos. E maçã assada folhada com recheio de mel e canela.

#3 – Ir ao Moodz para café, gin e francesinhas

O Moodz Café, de Manuel Mesquita e da mulher Anabela, é um dos espaços mais completos de Afife. Aberto das 6h30 às 2h horas, com uma sala e duas esplanadas, serve desde café, a gins variados, francesinhas, pizas, hambúrgueres e um prato do dia (a pensar nos peregrinos de Santiago). E ainda leva comida e bebidas às praias, a pedido.

(Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend