Parece que se entra numa casa quando se chega à loja 1º Balcão. Fica no primeiro andar de um prédio antigo, de frente para um canal da ria de Aveiro, numa rua de bonitas fachadas, das quais se destaca a do belíssimo Museu da Cidade. Subindo os degraus de madeira, entra-se num trio de salas que parecem pertencer à casa de um colecionador de pequenas e grandes belezas decorativas
Há várias peças dos anos 1950 e 60 e ainda outras bem mais antigas, em estilos como Bauhaus. Encontram-se ali aparadores, mesas de apoio, secretárias, escrivaninhas e móveis de arquivo em materiais como madeira ou metal e vidro. Noutra sala há um louceiro e uma mesa de cozinha em fórmica, restaurada a parecer nova.

Margarida Torres e Francisco Ferreira, da 1º Balcão. (Maria João Gala/Global Imagens)
Entre a variedade, há cadeirões e uma cadeira de bebé e, aqui e ali, surgem peças incomuns. É o caso das luvas de boxe, conjuntos de esgrima, esquis e raquetes. Chegam da Europa de Leste e da Alemanha, e encaixam bem naquela loja que mistura formas, cores e estéticas. As peças vêm de países do Norte ou do Leste da Europa, mas sobretudo de Portugal, como alguns móveis. “Apostamos muito em colecionáveis, em coisas raras que são compradas por um público mais especialista”, diz Margarida Torres, falando dos apetrechos desportivos.
- Luvas de boxe da década de 1960.
- Escrivaninha e candeeiro Fase Boomerang, da década de 1960.
O público em geral, porém, é seduzido pela autenticidade e robustez dos artigos. “Temos peças com uma qualidade que não se fabrica hoje, vale a pena ter um móvel destes, bem diferente do que se vende nas grandes superfícies”, assinala Margarida, que tem neste 1º Balcão o seu segundo negócio naquele local. Conta agora com a parceria de Francisco Ferreira que, como ela, está ligado ao vintage há muitos anos.
MÓVEIS ORIGINAIS Uma mesa de tipos está entre as peças mais originais da loja, que conta ainda com um pequeno móvel de gavetas, alemão, para guardar botões e outras retrosarias.
Longitude : -8.654316300000005
Leia também:
Passadiço de Aveiro: descobrir os encantos da ria a pé
Aveiro: nesta cozinha há sempre chocolate e flores comestíveis
Nesta loja em Aveiro há brigadeiros com folhas de ouro