Nesta loja em Aveiro há brigadeiros com folhas de ouro

Bacon, caramelo salgado e ovos moles são alguns dos sabores dos brigadeiros que recheiam a montra da Santo Joaquim, um projeto que nasceu do outro lado do Atlântico.

Bacon e brigadeiro são dois elementos que normalmente não se misturam, mas na Santo Joaquim formam um casamento de sucesso. «O brigadeiro não deixa de ser doce, mas tem um travo suave a bacon», explica Eron Oliveira, que juntamente com a esposa e chef pasteleira, Krishna Ribacki, decidiu atravessar o oceano para se instalar na tranquila cidade dos canais.

Foi ali que, em setembro do ano passado, o casal abriu uma brigaderia artesanal, batizada com o nome do filho, a primeira loja da marca online que nasceu em 2015 no Brasil, quando Krishna deixou o emprego na área do turismo para dedicar mais tempo ao pequeno Joaquim.

No entretanto acabou por dar asas ao seu gosto pela doçaria, em particular aos brigadeiros, e hoje, as criações de Krishna já ultrapassam uma centena de sabores, numa lista que não pára de crescer. «Todos os dias acordo com uma ideia nova», confessa a doceira.

Na montra estão sempre disponíveis 22 variedades de brigadeiros, dos tradicionais aos mais arrojados. Ao lado do brigadeiro de bacon, os que causam mais curiosidade são o que leva folha de ouro de 24 quilates, o de sabor a pastel de nata, cerveja, whisky, ou até ovos moles, em homenagem ao doce típico da cidade.

Entre os favoritos está ainda o de manjericão e framboesa, o mineirinho (feito com coco e recheio de creme de leite) e o de caramelo salgado. Krishna também apostou numa linha de brigadeiros veganos, com oito variedades disponíveis diariamente, e, por encomenda, transforma qualquer um dos sabores num bolo guloso.

Mais do que uma loja, a Santo Joaquim é também o lugar ideal para fazer um lanche prolongado, com bolos caseiros e alguns salgados, como as coxinhas de frango e os bolinhos de feijoada recheados com couve mineira. Estes são também um dos protagonistas da mesa de brunch, servido aos fins de semana, das 10h00 às 18h00, em formato buffet (10,90 euros).

Sabores mais que suficientes para passar ali uma boa temporada, num ambiente acolhedor e colorido, onde tudo é feito com amor.

Família Brigadeiro
Numa das paredes, a artista aveirense Zooter assina um mural onde está representada a «família brigadeiro» (Eron, Krishna e Joaquim), envolvida em elementos que fazem lembrar a cidade, como o moliceiro, as casas listradas da Costa Nova, as salinas e a ria.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Brigs: Brigadeiros e pastéis “de nata” de bacalhau em Aveiro
A nova vida do mais antigo produtor de ovos-moles de Aveiro
Roteiro para uma escapadinha de 3 dias em Aveiro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend