Um fim de semana repleto de cinema, fotografia e design no Norte

“Um Século e Tanto: 130 anos National Geographic” celebra o 130º aniversário da instituição. (Imagem: Eliza Scidmore para National Geographic)
As artes estão em destaque este fim de semana. A cidade recebe espetáculos, exposições e um festival de cinema, eventos que podem ser complementados com os pratos de peixe da iniciativa a Sem Espinha, a decorrer em Espinho.

1 | Celebrar as marionetas com espetáculos pela cidade

O FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto celebra este ano o seu 30º aniversário, com espetáculos em vários palcos da cidade a decorrer até domingo, dia 20. Na noite de sexta-feira, estreia no Teatro Carlos Alberto a performance Nomad Soul, da artista canadiana Magali Chouinard, que combina surrealismo e poesia visual, com máscaras, marionetas e projeções. O programa completo pode ser consultado no site do festival.

Estreia esta sexta-feira a performance Nomad Soul. (Fotografia: DR)

2 | Rever 100 anos de design da Bauhaus

Acaba de inaugurar na Casa-Museu Guerra Junqueiro a exposição que comemora o centenário da escola artística Bauhaus, fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, em 1919. A mostra «Bauhaus – 100 anos, 100 objetos» reúne cartazes históricos e contemporâneos, e objetos que permitem refletir sobre a linguagem que marcou o design daquela escola.

A escola artística Bauhaus está a completar 100 anos. (Fotografia: DR)

3 | Comer peixe e marisco no Sem Espinhas

A segunda edição da Rota de Restaurantes Sem Espinhas arranca já esta sexta-feira. Até 27 de outubro, 17 restaurantes de Espinho vão preparar pratos e menus especiais com foco no peixe e marisco locais, e com preços mais acessíveis, com refeições completas entre os 10 e os 20 euros. Arroz de marisco, caldeirada de peixe, cataplana, filetes de polvo e lulas grelhadas são algumas das especialidades. A lista dos restaurantes aderentes está disponível no site do festival.

O Sem Espinhas arranca esta sexta-feira. (Fotografia: Maria João Gala/GI)

4 | Ver a exposição comemorativa dos 130 da National Geographic

Inaugura esta sexta, dia 18 de outubro, a exposição «Um Século e Tanto: 130 National Geographic», nas renovadas instalações do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP). Esta mostra inédita em Portugal vai celebrar os 130 anos de uma das mais icónicas instituições do mundo – a National Geographic Society – com fotografias e objetos, do seu museu em Washington D. C., que dão a conhecer a importância da investigação e da exploração nas áreas da ciência e tecnologia. Juntam-se 200 capas das edições internacional e nacional da revista, dos séculos XIX, XX e XXI. Esta exposição irá debruçar-se também sobre o passado e o presente da exploração e investigação nacionais, mostrando fotografias, ilustrações, mapas e objetos das coleções do MHNC-UP, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Museu de Marinha e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa.

(Fotografia: Matthieu Paley para National Geographic)

5 | Visitar o Veggie Fest

Conversas, showcookings, concertos, aulas de yoga e dezenas de expositores de comida, cosmética, roupa, calçado e acessórios preenchem a programação dos dois dias da 5ª edição do Veggie Fest. O festival que promove um estilo de vida livre de produtos de origem animal, bem como a sustentabilidade, acontece já este sábado e domingo, no Shopping Cidade do Porto e a entrada é gratuita.

(Veggie Christmas 2018. Fotografia: VeggieFestPortugal/Facebook)

6 | Ver os filmes do Queer Porto

A celebração dos 50 anos dos Motins de Stonewall é um dos principais destaques da 5ª edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, cujo programa vai refletir sobre a importância desta data, com a exibição do documentário Before Stonewall: the Making of a Gay and Lesbian Community (1984), de Greta Schiller e Robert Rosenberg, hoje, quinta, na Reitoria da Universidade do Porto. Segundo a Queer Porto, até 20 de outubro, serão exibidos «clássicos fundamentais», como Buddies (1985) e Gay USA (1977), ambos de Arthur J. Bressan Jr, The Archivettes (2018), de Megan Rossman e Self-Portrait in 23 Rounds: a Chapter in David Wojnarowicz’s Life, 1989-1991 (2018), de Marion Scemama e François Pain. Com estas escolhas, procura-se «refletir sobre o que significou meio século dos modernos movimentos de luta LGBTI+, quais as suas conquistas políticas e sociais nos vários cantos do globo». O festival desenrola-se no Teatro Municipal Rivoli, no Maus Hábitos e no Pony Bar.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend