#Tomates: movimento de Stanisic é apoiado por chefs e pede atitude do Governo

#Tomates: movimento de Stanisic é apoiado por chefs e pede atitude do Governo
"O Governo não tem tomates para fechar os restaurantes". Ljubomir Stanisic inicia movimento que pede encerramento dos restaurantes, e é apoiado por vários chefs nas redes sociais.

“O Governo não tem tomates para fechar os restaurantes”. Durante a sua intervenção no Jornal das 8, este fim de semana na TVI, Ljubomir Stanisic pedia para que o Governo decidisse encerrar os restaurantes portugueses, de norte a sul, como medida de segurança e prevenção face à propagação do Covid-19.

“Os restaurantes que se lixem, o mais importante é a saúde pública”, defendia o chef, numa altura em que discotecas foram encerradas, os bares obrigados a fechar às 21h00, e a medida atribuída aos restaurantes se fixou na limitação dos comensais a um terço da capacidade de cada espaço.

No mesmo dia, Stanisic anunciava nas redes sociais a decisão – tomada “com o coração apertado mas leve por saber que está a fazer o certo” – de encerrar, de forma temporária, os seus restaurantes em Lisboa, o 100 Maneiras e o Bistro 100 Maneiras, a partir deste domingo, dia 15.

“Há 11 anos em Lisboa, esta é a primeira vez que fechamos as portas em vez de as abrir… É uma decisão difícil mas inequívoca: não podemos, em boa consciência, continuar abertos. Sentimos que temos de fazer tudo ao nosso alcance para proteger as famílias – as nossas, as da nossa equipa, as dos nossos clientes – e o mundo! É uma decisão que tomamos sozinhos, sem apoios, sem ajudas, sem rede, com a noção de que o golpe financeiro que sofreremos poderá levar muito tempo a sarar”, explicou o chef e rosto de “Pesadelo na Cozinha”, da TVI.

Desde então, a hashtag #Tomates ganhou dimensão nas redes sociais e o apoio de outros colegas e figuras da indústria da restauração. Vários chefs têm referido o movimento criado por Ljubomir e concordado que é necessário tomar-se medidas mais concretas em torno dos restaurantes, nos dias que correm. Casos de Leopoldo Garcia Calhau, da Taberna do Calhau; Vítor Adão, do Plano; Mário Rolando, padeiro da Padaria da Esquina; Hugo Nascimento, do Naperon; José Marques, dono do Faz Frio; entre outros.

Ver esta publicação no Instagram

É preciso ter #tomates #naosejascalhau

Uma publicação partilhada por Taberna do Calhau (@taberna_do_calhau) a




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend