Setembro na cidade: aproveitar o fim do verão em Lisboa e Setúbal

Setembro na cidade: aproveitar o fim do verão em Lisboa e Setúbal
Sugestões de novos locais para visitar, novos pratos veranis para provar e atividades culturais para espreitar, durante o mês de setembro em Lisboa e em Setúbal.

LISBOA

Festivais gratuitos nas ruas da cidade
A cultura invade os jardins da capital com o regresso do Lisboa na Rua, até 29 de setembro. Entre as atividades grátis está o Bibliófilo, biblioteca no jardim do Museu de Lisboa, Campo Grande. Às quintas, o fado comanda as noites, com atuações de Helder Coutinho e Cristina Branco, entre outros, no Jardim do Torel, no Jardim Vasco da Gama, na Quinta das Conchas e no Parque dos Moinhos de Santana. Há também cinema no Jardim Zoológico, às sextas, e espetáculos de magia diários nas praças lisboetas, das 11h00 às 22h00. Em Belém, o CCB de Verão já está na reta final, mas ainda há tempo para ver, amanhã, 31, um concerto no Jardim das Oliveiras, às 19h, e o filme «Voyage Autour de la Lune», na noite de 8, na praça do CCB.

Lisboa na Rua Até 29 de setembro. Web: culturanarua.pt | CCB de Verão, até 8 de setembro. Web: ccb.pt.

O Jardim das Oliveiras, no CCB. (Fotografia: DR)

Conhecer os novos rooftops
O verão também se vive nas alturas, como provam estes dois novos terraços. O ISO Rooftop é a extensão do restaurante ISO Lisboa, em Alcântara, com vista desafogada para o Tejo. As tardes e noites refrescam-se com os clássicos da coquetelaria, mas também há vinhos, chás frios e sangrias, para acompanhar a carta de petiscos. Já no Rossio Gastrobar, nos Restauradores, aposta-se nos cocktails de autor, com assinatura de Flavi Andrade. É o caso do intenso Ginger, que junta whisky, rum, gengibre e cerveja artesanal. Para comer ou picar, há propostas do chef João Correia, sob consultoria de João Rodrigues.

ISO Lisboa Rooftop. Calçada Livramento, 17 (Alcântara). Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h. Encerra domingo e segunda. Preço: cocktails desde sete euros.

Rossio Gastrobar. Rua 1.º de Dezembro, 118 (Restauradores). Das 12h30 às 01h. Não encerra. Preço médio: 40 euros

O ISO Rooftop. (Fotografia: Ricardo Lopes/DR)

 

 

Recordar como era Lisboa há 100 anos
Não há presente sem um passado. Esta é a última oportunidade para reavivar a memória e ver como era o quotidiano alfacinha no princípio do século XX. A exposição «Instantes de Lisboa», no Espaço Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique, mostra a obra do conhecido fotojornalista Joshua Benoliel e pode ser contemplada até 7 de setembro. A entrada para espreitar esta Lisboa, que não não volta, é gratuita: não há desculpa para não ir.

Espaço Cultural Cinema Europa. Rua Francisco Metrass, 28 D (Campo de Ourique). Até 7 de setembro. Das 10h às 19h. Encerra domingo.

 

Petiscos de verão que vale a pena provar
Nestas duas casas, há novos petiscos veranis para provar, assentes numa cozinha contemporânea mas descomplicada, num ambiente nostálgico. O Legaaal, que chegou ao Bairro Alto há alguns meses, une produtos portugueses e inspiração francesa, em propostas como o tártaro de polvo com sabores da primavera, o fricassé de lula com salsa e chouriço, ou as gambas com risoto cremoso de marisco. Para acompanhar, escolhe-se entre as 200 referências vínicas que vestem as paredes da casa, com decoração vintage. Já na nova Taberna do Calhau, Leopoldo Garcia Calhau traz-se o Alentejo até à Mouraria e pede-se a calma de outros tempos. À mesa, chegam petiscos como a pescada marinada em limão, com ovo escalfado ou bacalhau com coentros.

Legaaal Rua da Rosa, 237 (Bairro Alto). Tel.: 965083158. Das 19h às 24h. Encerra domingo e segunda. Preço médio: 25 euros

Taberna do Calhau (na foto à direita). Largo das Olarias, 23 (Mouraria). Tel.: 215851937. Das 12h às 15h e das 19h às 24h. Encerra domingo ao almoço e à terça. Preço médio: 25 euros

O Legaaal. (Fotografia: DR)

A nova Taberna do Calhau. (Fotografia: DR)

 

A esplanada que recria as ruas de Tóquio
O novo e elegante restaurante da Avenida da Liberdade é o ponto de partida para uma viagem até quatro cozinhas asiáticas, com escala no Japão, China, Índia e Tailândia. À mesa do JNcQUOI Asia, liderado pelo chef António Bóia, vale a pena provar o biryani, pernil de borrego, arroz de especiarias e molho de iogurte, assim como o tailandês pad thai goong. Para provar nas modernas salas, onde está suspenso um dragão gigante e um painel de azulejos alusivo aos Descobrimentos, ou no terraço que faz lembrar as ruas de Tóquio e Bangecoque, com luzes néon, jardins verticais e placas escritas em hindi e japonês.

JNcQUOI Asia. Avenida da Liberdade, 144 (Avenida). Tel.: 210513000. Das 12h às 24h; bar, até às 02h. Não encerra. Preço médio: 35 euros

Um dos pratos do JNcQUOI Asia. (Fotografia: Diana Quintela/GI)

 

SETÚBAL

Forte de São Filipe
A melhor vista panorâmica sobre Setúbal, a Arrábida e a península de Troia encontra-se nos miradouros do Forte de São Filipe, erguido no século XVI. Hoje, o monumento funciona como sala de visitas da cidade e tem uma ampla esplanada para petiscar e beber um moscatel de Setúbal.
Domingo a quinta, das 10h às 20h. Sexta e sábado, até às 23h45.

O Forte de S. Filipe. (Fotografia: Sara Matos/GI)


Feira Medieval de Palmela

A vila de Palmela prepara-se para recuar até aos tempos do reinado de D. Dinis com mais uma edição da Feira Medieval de Palmela, de 27 a 29 de setembro. O tema este ano é a “Inauguração da Torre de Menagem no Reinado de D. Dinis” e promete trazer, mais uma vez, uma grande recriação histórica ao ar livre com bailes, dança aérea, torneios a cavalo, jograis, demonstrações de falcoaria, jogos e um mercado medieval, no castelo e nas ruas de Palmela.

 

By the wine Azeitão
Este é um dos mais recentes restaurantes da localidade conhecida pelos “esses” e pelas tortas de Azeitão. Iniciativa do produtor de vinhos José Maria da Fonseca, com 185 anos de história, liga as várias referências da marca a bons petiscos, como os carpaccios de novilho e de polvo, sopa fria de melão e cogumelos shitake à Bulhão Pato.
By The Wine Azeitão. Rua José Augusto Coelho, 1. Domingo a sexta, das 18h às 00h. Sábado, a partir das 12h. Encerra à quarta.

By The Wine. (Fotografia: DR)

 

Leia também:

As Galerias Romanas de Lisboa voltam a abrir este mês
A Santini celebra 70 anos com gelados grátis nas lojas da Grande Lisboa
Antigo café «A Brasileira» renasce em Setúbal ao sabor do moscatel




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend