Sete parques para levar as crianças em aventuras pela natureza

A Quinta do Pisão fica a apenas 20 minutos de Lisboa. Fotografia: DR)
Atividades de aventura, animais e muito ar livre são algumas das valências destes parques e quintas que acabam de reabrir ao público. Sete sugestões para levar os mais pequenos numa escapadela na natureza.

# Parque Biológico de Vinhais | Vinhais
Desde esta segunda-feira, o Parque Biológico de Vinhais voltou a receber visitas. Nos seus cinco hectares, integrados no Parque Natural do Montesinho, não falta que fazer, entre ver animais como javalis, bovinos, galinhas, ovelhas e cabras, veados e corços; passear de bicicleta, a pé ou a cavalo; e ainda visitar três espaços para aprender: o centro de interpretação das raças autóctones portuguesas, o centro micológico e o da vida de lobo. Também estão de volta diversas atividades, como o slide, a parede de escalada, o tiro com arco, os passeios de burro, e experiências que envolvem os mais pequenos na alimentação e tratamento dos animais da quinta. Para todas as atividades é obrigatório o uso de máscara.

Parque Biológico de Vinhais (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

 

# Picoto Park | Braga
Instalado no Monte do Picoto, com vista sobre a cidade, este parque de aventura, tem propostas para toda a família: escalada, paintball, mini golfe, tiro ao alvo, quick jump, arborismo, pedal kart, canoagem… Fica a cinco minutos do centro de Braga, numa mancha florestal requalificada, e além das experiências na natureza – que incluem um recém-inaugurado trilho pedestre e de bicicleta com 3,6 km para aproveitar toda a vista panorâmica -, o parque conta ainda com um bar de apoio, com esplanada já reaberta ao público.

 

# Azurara Parque Aventura | Vila do Conde
A 30 quilómetros do Porto, nas margens do rio Ave, há um parque de aventuras que promete umas horas bem passadas em família, mais ou menos radicais, no meio da natureza. Arvorismo, circuito de slides, caça ao tesouro e canoagem são algumas das valências do Azurara Parque Aventura, que oferece atividades com vários níveis, adaptados às idades das crianças. Também há aventuras para juntar miúdos e graúdos, como é o caso do pacote Dia em Família. O parque abre das 10h às 18h, a entrada é livre, mas as atividades são realizadas por marcação. O uso de máscara é obrigatório para todas as idades e o número de pessoas por grupo é limitado.

Azurara Parque Aventura. (Fotografia: DR)

 

# Parque Biológico da Serra da Lousã | Miranda do Corvo
Ocupa uma área de 33 mil metros quadrados de Reserva Ecológica Nacional, na encosta da Serra da Lousã, e acolhe mais de 60 espécies de animais selvagens que habitam ou já habitaram o território português, assim como animais da agro-pastorícia. Numa visita ao parque é possível observar veados, linces, aves de rapina, lobos, javalis, corços, cabras, vacas e ovelhas, descansar à sombra de castanheiros, carvalhos, medronheiros e outras espécies de flora autóctone, e ainda passear por um labirinto de árvores de fruto e um roseiral.

 

# Dino Parque | Lourinhã
O Dino Parque reabre esta sexta-feira, dia 9, para receber todos os entusiastas de dinossauros que queiram ver de perto a exposição de mais de 180 modelos de espécies à escala real, enquanto aprendem sobre
paleontologia e fossilização. O parque de dinossauros da Lourinhã, inaugurado em 2018 e situado a 45 minutos de Lisboa, é o maior museu ao ar livre em Portugal, com percursos divididos pelos quatro mais importantes períodos da história da Terra e da evolução da vida, do Paleozoico ao Cretácico.

Dino Parque na Lourinhã. (Fotografia: DR)

 

# Quinta Pedagógica dos Olivais | Lisboa
Nesta quinta dentro da cidade sentem-se os sons e cheiros do campo. A Quinta Pedagógica dos Olivais, um equipamento público, gerido pelo município de Lisboa, já reabriu os portões, mesmo a tempo de celebrar o seu 25º aniversário, no próximo dia 16 de abril. Ali revivem-se tradições rurais de norte a sul do país, com visitas aos galinheiros e ao celeiro, à horta e aos pomar, e participando nas atividades diárias e próprias de uma quinta, onde não faltam cavalos, ovelhas, coelhos e muitos outros animais domésticos. A entrada é livre.

Quinta Pedagógica dos Olivais (Fotografia: Arquivo GI)

 

# Quinta do Pisão | Cascais
A Quinta do Pisão é um segredo bem guardado, a apenas 20 minutos de Lisboa, no Parque Natural de Sintra-Cascais. Nos seus mais de 380 hectares há espaço para história, cultura e natureza, para descobrir num passeio a pé ou ainda de bicicleta ou segway, que se podem alugar no centro expositivo. Para ocupar as crianças, há cabras e burros mirandeses à espera de afetos e um parque infantil esculpido em troncos. De visita à quinta também se pode admirar a escultura “Rise and Fall”, feita num eucalipto pelo artista ambiental inglês Stuart Ian Frost e que alerta para as consequências das alterações climáticas. A reabertura trouxe uma nova exposição, patente até 31 de agosto, sobre aves ripícolas, como as que se podem ver pela quinta. São exemplo o pato-real, o rouxinol-bravo, o bico-de-lacre, entre outras espécies. A entrada é livre.

Quinta do Pisão (Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend