Seixal: Pedalar, passear e correr na baía que viu partir caravelas de Vasco da Gama

(Fotografia: Luís Manuel Neves/GI)
Ao longo dos 14 quilómetros da Baía do Seixal, pedala-se, caminha-se e corre-se nesta Reserva Ecológica Natural, de onde partiram as caravelas de Vasco da Gama, há seis séculos.

Este texto integra a reportagem da Evasões de 4 de outubro, sobre ciclovias de norte a sul do país, à beira-rio.

 

Foi desta baía que partiram, há seis décadas, as caravelas de Vasco da Gama rumo a Belém, antes de seguirem à descoberta de horizontes indianos. Foram construídos no antigo estaleiro da Quinta da Fidalga, que ainda hoje pode ser visitada, e respetivos jardins. Em 2019, a meta não fica a tamanha distância, mas há muito solo por onde pedalar, correr e caminhar na Baía do Seixal, na Margem Sul.

Ao todo, trata-se de uma marginal ribeirinha que totaliza 14 quilómetros e que atravessa, com as suas curvas, o Seixal, a Arrentela e a Amora. Sempre junto ao rio, ou não estivesse esta Reserva Ecológica Natural inserida no estuário do Tejo.

É possível caminhar e correr ao longo de todo este percurso, mas se a bicicleta for a companhia de eleição, existem dois troços disponíveis, em margens distintas: do lado do Seixal, são mais de dois quilómetros de ciclovia, e do lado da Amora são 700 metros. Enquanto se pratica exercício físico ao ar livre, a vista também vai variando, conforme a zona do percurso. Ora se avista o Cristo Rei e Almada, ora a Ponte 25 de Abril, ora a costa lisboeta e a mancha verde do Parque de Monsanto, assim como alguns dos seus bairros mais elevados, como os do Castelo e da Graça.

(Fotografia: Luís Manuel Neves/GI)

As pausas neste caminho podem e devem ser feitas de várias formas: sentado numa das várias esplanadas de cafés e restaurantes que vestem a marginal do Seixal, ou com uma visita ao mercado e à biblioteca municipais desta cidade; ou num passeio a bordo do bote de fragata Baía do Seixal, o colorido barco construído em 1914, que faz passeios turísticos todos os dias. A diversidade de paisagens desta baía nota-se ainda pela arte urbana que pinta a fachada de alguns edifícios antigos, quase sempre com motivos sociais e políticos, e pela Praia da Ponta dos Corvos, o pequeno areal da Baía do Seixal que está interdito a banhos mas que será reabilitada em breve.

 

Baía do Seixal
Praça 1.º de Maio (Seixal)
GPS: 38.6405, -9.1053

Uma boa sugestão para comer
Mundet Factory

A antiga corticeira Mundet & Sons deu origem ao restaurante e bar que tem levado muitas pessoas ao Seixal. A cozinha bebe inspiração dos quatro cantos do mundo, pelas mãos criativas do chef João Macedo, e costuma haver música ao vivo de noite.

O bar da Mundet Factory. (Carlos Costa/GI)

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça 1º Maio Seixal
Telefone
212425840
Horário
De terça a domingo, das 12h00 às 02h00.
Custo
(€€) Preço médio: 25 euros. Cocktails de autor a partir de 9 euros.


GPS
Latitude : 38.6398012
Longitude : -9.105675099999985

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend