Sabia que existem mais de 300 vídeos dos Doutores Palhaços no Instagram e no Youtube?

(Fotografia: ONV)
Com a suspensão das visitas aos hospitais durante a pandemia, a Operação Nariz Vermelho foi espalhar sorrisos e receitar alegria para a internet, através dos divertidos episódios da TV ONV. Os mais de 300 vídeos publicados continuam disponíveis no canal de Youtube e Instagram da associação.

“Se Maomé não pode ir à montanha, vai a montanha a Maomé”. Foi com este pensamento que a Operação Nariz Vermelho, impedida de fazer as suas habituais visitas às crianças hospitalizadas, com a chegada da Covid-19, procurou arranjar uma alternativa para continuar a levar alegria aos mais pequenos.

Com o início da pandemia, em março de 2020, a associação parou as visitas aos hospitais, e com toda a equipa em teletrabalho, decidiu criar um canal online, a TV ONV, no YouTube e no Instagram, com vídeos diários dos Doutores Palhaços, de forma a manter a proximidade com as crianças internadas e também chegar às que estavam em casa. Eram publicados dois vídeos por dia, de segunda a sexta-feira, sempre às 11 e às 18 horas.

O canal esteve no ar entre março e novembro de 2020 e, apesar de já não estarem a ser gravados e disponibilizados novos vídeos, as crianças podem rever os mais de 330 episódios que ainda estão disponíveis no canal.

(Fotografia: ONV)

 

“Tendo consciência da importância de manter os laços que estabelecemos com as crianças, criámos rapidamente uma forma de poder continuar a fazer chegar-lhes alegria e sorrisos. Foi neste sentido que surgiu a ideia de criar a TV ONV no YouTube e no IGTV e, assim, tentar chegar não só às crianças dos hospitais onde já trabalhamos, mas também a todas as que nos possam ver até a partir de casa”, esclarece a associação, em comunicado.

Este novo formato, produzido inteiramente pela equipa da ONV, obrigou a uma adaptação do trabalho dos Doutores Palhaços. “Muito do trabalho que desenvolvem com as crianças é pensado no próprio momento da interação, porque grande parte da magia do Palhaço enquanto artista é o improviso. Mas, tirando o improviso de cena, foi preciso pensar em situações divertidas, em piadas que funcionassem apenas com um Palhaço ou com mais – nos casos em que os vídeos são feitos a pares ou trios – e criar um storytelling ainda mais elaborado que aquele que é pensado para uma interação normal num quarto ou sala do hospital”, explica a instituição, criada em 2002.

 

Não há previsões para uma nova temporada da TV ONV, uma vez que a Operação Nariz Vermelho já arrancou com uma outra iniciativa, o projeto Palhaços em Linha. Trata-se de um programa de visitas virtuais através de videochamadas, individuais e personalizadas, entre uma dupla de Doutores Palhaços e as crianças hospitalizadas. “Com esta abordagem reconquistou-se o contacto próximo e personalizado com a criança”, realça a associação.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend