Resoluções de Ano Novo: 3 passos para ser mais sustentável

Maria Granel (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)
Para diminuir a pegada ecológica há pequenos e simples passos que fazem toda a diferença. Basta mudar alguns hábitos de consumo para que 2020 seja um ano mais verde.

01 | COMPRAR A GRANEL

Optar por fazer compras a granel é uma resolução de Ano Novo que o ambiente agradece. Levar de casa o saco de pano e os recipientes para encher com os produtos é um hábito promovido por mercearias tradicionais e negócios como a Maria Granel (Lisboa) ou a Maçaroca (Porto), onde se encontram leguminosas, especiarias e até produtos de higiene

Maria Granel (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)

 

02 | EVITAR O PLÁSTICO

Antecipar a medida do Governo que proíbe a venda de palhinhas e cotonetes de plástico já a partir de julho de 2020 e substituí-las por materiais alternativos é também um passo para o qual se encontra solução em lojas de produtos bio. Nas palhinhas, há versões em vidro, metal e bambu, este último também muito utilizado em escovas de dentes e cotonetes.

Maria Granel (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)

 

03 | COMPRAR ROUPA EM SEGUNDA MÃO

São cada vez mais as lojas de roupa vintage e em segunda mão, mas há também mercados e feiras, como o Flea Market (Porto) e o Art & Flea Market Anjos 70 (Lisboa), onde se encontra roupa, calçado e acessórios.

Flea Market (Fotografia: Igor Martins/GI)

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend