Receitas de Maria de Lourdes Modesto eternizadas em novo livro e exposição

O livro realça algumas das receitas mais emblemáticas da cozinheira. (Fotografia: Miguel Serradas)
O desafio lançado pelo JNcQUOI à escultora Alexandra Albergaria resultou numa exposição e num livro de edição limitada em homenagem à carreira da cozinheira. O valor da obra reverte, na íntegra, para a Cáritas.

Considerada “A Diva da Gastronomia Portuguesa”, Maria de Lourdes Modesto tornou-se conhecida pelo popular programa culinário que apresentou durante 12 anos na RTP. Escreveu vários livros de cozinha, dos quais se destacam a “Grande Enciclopédia da Cozinha”, “Cozinha Tradicional Portuguesa” e “Receitas Escolhidas”. E o seu nome está ainda ligado à tradução e edição de diversas obras estrangeiras.

 

O seu percurso é agora homenageado no livro “Maria de Lourdes Modesto”, ao longo de 258 páginas que enaltecem os pratos mais emblemáticos da cozinheira. A obra, de edição limitada a 500 exemplares e bilíngue, está disponível para venda no JNcQUOI Avenida por 230 euros, valor que reverte, na íntegra, para a Cáritas. O gastrónomo Virgílio Gomes assina o prefácio do livro que conta com fotografias de Nuno Correia.

O projeto surgiu de um desafio lançado pelo restaurante à artista Alexandra Albergaria para esculpir em açúcar os 29 pratos mais emblemáticos de Maria de Lourdes, tendo como fonte de inspiração o livro de culinária mais vendido em Portugal, “Cozinha Tradicional Portuguesa”, editado em 1982.

 

Em paralelo com o lançamento do livro, o restaurante acaba de inaugurar uma exposição com as esculturas de Alexandra Albergaria, que eternizam a obra da cozinheira. A exposição está aberta ao público, com entrada livre, entre as 12h e as 24h.

Brevemente, será também incorporada na carta do JNcQUOI Avenida uma seleção de doze receitas de Maria de Lourdes Modesto, pela mão do chef António Bóia.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend