Rafaela Garcez ensina a destralhar o guarda-roupa com alegria

Rafaela Garcez fez formação com a especialista japonesa Marie Kondo. Fotografia: Daniela Sousa/DR
Para a consultora de organização Rafaela Garcez, esta época de primavera, associada ao renascimento, é ideal para esvaziar os armários e fazer uma limpeza de fundo à casa. A começar pelo vestuário espalhado por todas as divisões, como recomenda a japonesa Marie Kondo.

Tornar a vida das pessoas mais leve e feliz é o objetivo de Rafaela Garcez, consultora de organização e essencialismo que segue o método da especialista japonesa Marie Kondo. Na hora de destralhar a casa, a decisão sobre o que fica ou sai radica numa questão: traz alegria? E a arrumação faz-se, não por divisão, mas por categoria de objetos, começando pelas roupas.

O primeiro passo é criar uma pilha com todo o vestuário espalhado por armários, cómodas, bengaleiros e arrecadações, sem esquecer a casa dos pais. Isto para ter noção exata do que se tem. A seguir, há que agrupar as peças, pegar em cada uma e avaliar se faz sentido conservá-la, “mas, acima de tudo, se nos traz alegria”, explica Rafaela, frisando a importância de “vivermos apenas com aquilo que nos faz felizes”.

Fotografia: Pexels/DR

Ordem no quarto

No quarto, Rafaela Garcez sugere que se dedique cinco ou dez minutos, antes de dormir, a devolver cada coisa ao seu lugar. Por exemplo, roupa acumulada na cadeira ou no chão.

Fotografia: Pexels/DR


Duas dicas para cuidar da roupa

Pôr bolas de cedro dentro do armário é uma estratégia antiga, mas eficaz, para evitar danos nas peças por ação de traças, bolor ou fungos, lembra Rafaela Garcez.

A consultora de organização investiu numa máquina tira-borbotos e recomenda: permite-lhe cuidar das peças com borbotos de modo a que, no próximo inverno, estejam “como novas”.


Ir às compras dentro do armário

Para reinventar o guarda-roupa a custo zero basta dar um uso diferente ao que já se tem, por exemplo, formando novos conjuntos, que podem ser fotografados e ordenados por estação. Rafaela Garcez costuma recriar conjugações que vê no Pinterest só indo ao armário: “Resulta muito bem e sinto que as peças ganham uma nova vida”.


A especialista

Fotografia: Daniela Sousa/DR

Rafaela Garcez nasceu na Madeira, cresceu em Moçambique e vive em Lisboa. Sempre gostou de organização, simplificação e otimização, por isso se formou em design. Quando percebeu que organizar casas era um ganha-pão, foi aprender com a especialista japonesa Marie Kondo, em Nova Iorque, e tornou-se numa das primeiras consultoras KonMari em Portugal. Faz sessões presenciais e aulas online, estando a trabalhar numa nova formação.

Web: rafaelagarcez.pt
Preços: desde 80 euros (aula online)

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend