Programação online do Museu de Lisboa conta história do padroeiro São Vicente

A história de São Vicente, o padroeiro de Lisboa, é contada online pelo Museu de Lisboa. (Fotografia: DR)
Com museus e equipamentos culturais fechados ao público, o Museu de Lisboa virou-se para a programação online e até dia 9 de fevereiro oferece muito que ver no conforto de casa, através do YouTube e Facebook.

Ao contrário do que muitos portugueses pensam, Santo António não é o padroeiro da Diocese de Lisboa, mas sim São Vicente. É para contar esta história – a do padroeiro que “chegou de noite a Lisboa, em segredo”, há mais de 900 anos – que o Museu de Lisboa vai exibir um minidocumentário no Facebook e no YouTube, no próximo dia 22 de janeiro às 18h. A exibição integra a programação online do Museu de Lisboa.

Já no domingo, dia 24, às 16h no Facebook é a vez de ter lugar uma “nova série de minidocumentários” sobre o Teatro Romano de Lisboa, “12 meses, 12 histórias”. Dia 26, às 18h, em direto na rede social é depois difundida a palestra “Os antigos cinemas de Lisboa. Dos anos 80 à atualidade. Arquitetura e Memória”, por Paulo Baptista; e dia 28, às 16h, também no Facebook, há uma “Hora de Baco” com o grupo Kilôko.

A programação online do Museu de Lisboa – que tem os seus espaços encerrados à visitação – inclui visitas guiadas, palestras, minidocumentários e “pequenas e grandes histórias da cidade”. Começou no dia 15 de janeiro e vai prolongar-se até, pelo menos, dia 9 de fevereiro, dia em que estreia a nova rubrica “Culto de Santo António pelo mundo”. As iniciativas estão em atualização no website do museu.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend