Praia da Ribeira, em Cascais: no areal, junto aos pescadores

Praia da Ribeira, Cascais. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
A localização central é uma das mais-valias da Praia da Ribeira, em Cascais, com forte ligação aos pescadores e junto à marina cascalense. Em redor, há um sem-fim de mesas para comer e beber.

Tem uma forte ligação às tradições piscatórias e chamam-na ora de Praia do Peixe, da Baía ou dos Pescadores. Mas é o facto de aqui desaguar a Ribeira das Vinhas que deu o nome de batismo oficial a este pequeno areal cascalense, o mais próximo do centro da vila e muito próximo da estação de comboios, em plena Baía de Cascais. Com cerca de 120 metros de comprimento de areal, a Praia da Ribeira compensa a dimensão relativamente pequena com uma das suas principais vantagens, a sua localização, estando rodeada de hotéis, restaurantes com as mais variadas influências e bares para matar a sede, em dias de calor.

A rampa de acesso facilita a todos a entrada no areal, onde o desporto toma conta das rotinas veranis, por estes lados, quer por desportos náuticos, quer com a rede de voleibol que está fixa na areia. De frente para o mar, o lado esquerdo da Praia da Ribeira conta com um cais para embarcações, onde é descarregado o peixe fresco do dia, que é depois comercializado na lota. Além disso, o palacete onde funciona a Capitania do Porto de Cascais tem nas traseiras um miradouro de livre acesso com vista para os areais vizinhos, como a Praia da Duquesa. Já do lado direito, situa-se a marina, com as suas dezenas de embarcações atracadas, antecedida de um corredor de palmeiras, e, mais à frente, a Cidadela de Cascais. A poucos metros daqui também está o paredão, para quem queira apostar numa caminhada à beira-mar, ou a piscina oceânica, uma boa opção para os mais novos, por exemplo.

A Praia da Ribeira é o areal mais próximo do centro da vila cascalense. (Fotografias de Paulo Spranger/GI)

A História também tem lugar importante neste local, como mostram as duas estátuas mais próximas da Praia da Ribeira. Uma, à entrada do areal, é alusiva às comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, doada pela Academia de Letras e Artes ao povo cascalense em 1992. A outra, na Praça 5 de Outubro, junto aos Paços do Concelho, mostra um Rei D. Pedro I em bronze, inaugurada a propósito dos 600 anos da elevação de Cascais a vila.

O desporto faz parte da génese deste praia, com rede de voleibol.

O que visitar em redor

Homenagear Paula Rego

Da pintura ao desenho, gravura e escultura, a Casa das Histórias – Paula Rego, situada no Bairro dos Museus há mais de uma década, é uma das melhores formas para conhecer a extensa obra da consagrada artista, que morreu este mês. Há mais de cem peças para conhecer, além de zona de loja e cafetaria com esplanada aberta para um jardim. Das 10h às 18h, exceto segunda. Bilhete a cinco euros.

A Casa das Histórias Paula Rego, um dos espaços do Bairro dos Museus. (Fotografia de Thomas Meyer/GI)

Mergulhar numa piscina oceânica

Tem livre acesso durante a época balnear e é a alternativa mais próxima para quem queira fugir ao areal. Situada entre as praias da Duquesa e das Moitas, junto ao paredão de Cascais, a Piscina Oceânica Alberto Romano tem 50 metros de extensão está separada do mar por um muro e conta com chapéus de sol e espreguiçadeiras, o que a torna num bom programa familiar durante o verão. Das 08h às 18h.

A Piscina Oceânica Alberto Romano. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Novidades na grelha a carvão

Na concorrida Rua Amarela, onde se concentram cozinhas do mundo num espaço de poucos metros, há novidades inspiradas no mar. O Coal nasceu no ano passado como steakhouse em terra de pescadores, focada nos amantes da carne, mas passa agora a incluir peixe grelhado no carvão. Entre os novos pratos estão o peixe do dia, sardinhas, posta de bacalhau, ovas de pescada e fígado de tamboril, por exemplo. Corações de galinha, linguiça picante e pica-pau são novidades nas entradas, por estes dias.

O restaurante Coal, na Rua Amarela. (Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend