Porto: 6 ideias para aproveitar o fim de semana na cidade

A Igreja da lapa é palco de um concerto sinfónico este fim de semana. (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)
Filmes, novos sabores, concertos e mercados sustentáveis. Eis alguns pretextos para sair de casa e aproveitar o fim de semana na cidade.

1 | Ver filmes fantásticos no Rivoli

O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema está de volta à cidade até dia 8 de março. Este ano, celebra o seu 40º aniversário com um programa onde cabem filmes clássicos e novidades, cinema português e oriental. O festival já arrancou nesta terça-feira, mas a sessão de abertura oficial acontece na sexta, às 21h, com a antestreia mundial de “Adverse”, um thriller norte-americano do realizador Brian A. Metcalf. A programação completa pode ser consultada no site do festival. Bilhete: 5 euros (por filme)

Adverse (Fotografia: DR)

 

2 | Fazer compras n’O Berdinho

Como já é habitual, aos sábados, o Centro Comercial Bombarda acolhe O Berdinho – Mercado Rural, um mercado que junta vários produtores locais e independentes. Das 11h às 19h os corredores enchem-se de bancas com vegetais, hortaliças, compotas, artesanato e outros produtos de produção sustentável.

 

3 | Provar comida do Paquistão numa livraria

A livraria e bar Menina e Moça, no Campo dos Mártires da Pátria, recebe esta sexta-feira o evento Food on Fire, organizado pela Nomadic Munchers, uma empresa de eventos de culinária paquistanesa e indiana. A experiência gastronómica tem início às 19h30 e vai por à prova alguns pratos tradicionais e muito populares do Paquistão. A participação tem o custo de 10 euros (sem bebidas) e requer inscrição prévia através do facebook ou do e-mail [email protected].

 

4 | Ir a um arraial com café de especialidade, cerveja e petiscos

No domingo, 1 de março, o Âme Coffee, no Bonfim, organiza o 1º Arraial de Especialidade, uma festa para celebrar o aniversário do barista André Dias e do fotógrafo Henrique Lenza, que vai lançar uma exposição fotográfica durante o evento. O arraial tem ainda a parceria da Opo74, por isso ao café de especialidade juntam-se também as cervejas artesanais e um menu especial de petiscos ainda por anunciar (para que chegue para todos é aconselhável confirmar presença). Para animar a festa, o DJ Pin assume o comando dos discos.

Mariana e André Dias do Âme Coffee (Fotografia: Artur Machado/GI)

 

5 | Assistir a um concerto sinfónico na Igreja da Lapa

Na noite de sábado, a Igreja da Lapa transforma-se num palco para a Orquestra Clássica do Politécnico do Porto. O conjunto vai interpretar temas de Cherubini, Joly Braga Santos e Haydn, sob orientação do maestro Pedro Neves. As portas abrem às 21h e a entrada é livre.

Igreja da Lapa (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

6 | Ir a um novo mercado de trocas

“Troca-me Isto!” é o novo mercado de trocas da cidade, que acontece no último sábado de cada mês. A primeira edição decorre já este fim de semana na sede do OPO’LAb (Rua D. João IV, 643), entre as 10h e as 18h. À troca de roupa, dinamizada pelo Let’s Swap, também se juntam outros objetos cuja categoria vai sendo rotativa, potenciando a economia circular e a redução do desperdício. Este mês o tema é a música, por isso são aceites quaisquer objetos relacionados, como CDs, cassetes, vinis, aparelhagens…




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend