Âme Coffee: Café feito com alma e ânimo no Porto

Âme Coffee - Mariana e André Dias (Fotografia: Artur Machado/GI)
A cidade acaba de ganhar uma nova morada de café de especialidade, preparado com alma por um casal que trocou São Paulo pela pacatez do Bonfim. A acompanhar há doces caseiros e torradas criativas, com ingredientes ousados.

“Sentimos algo de bom aqui. Tudo se parecia muito com o Rio de Janeiro, a nossa cidade natal”, contam Mariana e André Dias. Foi esta sensação familiar que os fez escolher a zona do Bonfim para instalarem o seu novo projeto de vida. O casal trocou São Paulo, onde viviam, e os antigos ofícios – ela como designer de marcas e ele como dentista – para se dedicarem ao café de especialidade, num “espaço experimental, onde as pessoas podem conversar e criar conexões através do café”, assumem.

Chamaram-lhe Âme – que significa alma em francês -, porque “todo o café precisa de ter alma”, justifica Mariana. Mas o nome também esconde outra mensagem: é um acrónimo para Add More Energy. E energia é certamente o que não falta em cada chávena de café.

André é quem assume o comando da máquina de expresso e da extração a filtro, é o barista-mor. “O que é curioso porque eu não bebia café até há bem pouco tempo, até provar o café de especialidade”, confessa.

Para o expresso contaram com a ajuda do 7G Roasters para criar o blend especial da casa, feito a partir de grãos do Brasil, Guatemala e da região de Guji, na Etiópia, com notas de chocolate e frutos vermelhos, e uma leve acidez. Já a seleção de cafés de filtro vai alternando, mas a intenção é manter sempre “três níveis de café, um mais encorpado, outro mais doce e outro com mais acidez”, explica André. Todos a cargo de outro torrador da vizinhança, o Booínga Coffee Roasters. “Queríamos trabalhar só com fornecedores que fossem próximos”, assume o casal.

Seguiram a mesma regra para a seleção dos doces que preenchem o balcão: bolos e muffins do Chá das Cinco, brownies e queijadinhas do Bolinhos do Jorge. Mariana também enriquece a lista com algumas bolachas e pães de queijo, mas a grande atração da carta são as torradas, feitas com pão de fermentação lenta do Pão da Terra, e recheios ousados. “Queríamos usar ingredientes diferentes e começamos a estudar e experimentar a fermentação”, conta André. Sobressaem as combinações de abacate com gema de ovo curada, ou ainda a de salmão com limão fermentado em sal, uma preparação que dura em média 40 dias.

Para desfrutar de todas as especialidades da casa, o casal apostou num ambiente fresco e acolhedor, em tons de verde, com sofás e poltronas confortáveis, e plantas por todo o lado. Nas traseiras abre-se ainda um agradável pátio ajardinado, a convidar para uma chávena de café e uma fatia de bolo nos dias mais soalheiros.

Workshops
Mariana e André estão ainda a preparar a sala no piso inferior para organizar workshops de barista e dedicados ao café de especialidade, entre outros eventos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend