Podcast Brandos Costumes: a música portuguesa em contexto

Brandos Costumes, imagem de Angelina Velosa.
Já com cinco anos de vida, Brandos Costumes, de Pedro Paulos, foi galardoado no mais recente festival Podes, que decorreu em novembro passado, com os prémios de melhor podcast de Cultura e Entretenimento e Podcast do Ano.

Antes de criar o Brandos Costumes, podcast dedicado à música portuguesa, Pedro Paulos era um curioso pelo assunto. O “click” que fez despertar o seu interesse pela música portuguesa menos conhecida deu-se quando descobriu o trabalho de Cristiana Kopke (Kriskopke). Começou a pesquisar e a fazer mixtapes que partilhava com os amigos na Internet.

Foi outro pioneiro de podcast em Portugal – Rodrigo Nogueira (Até Tenho Amigos que São) que o incentivou a seguir esse caminho. “Eu não ouvia podcasts. Comecei a ouvir para perceber como poderia desenvolver esta ideia”, conta. Nasceu, então, em 2015, Brandos Costumes, que não quis ser apenas um programa de entrevistas sobre música portuguesa. Pedro Paulos quis privilegiar “a música que foi deixada de parte pelo tempo”, embora não esqueça os nomes mais sonantes.

E não é apenas a música que interessa, mas também os acontecimentos: “tentar perceber os contextos, os movimentos que existiam, as modas, tentar encontrar peças que unem as histórias e perceber quem é relevante”, afirma. O programa arrancou com Cristiana Kopke, seguiu-se Dina, Pedro Saraiva, Ana Paula Reis, Vítor Rua, entre muitos outros.

Brandos Costumes cresceu e hoje a equipa conta com Marta Rocha, que com Pedro Paulos faz investigação e as entrevistas, e Angelina Velosa, que trata da imagem. Aposta agora noutras vertentes, produzindo vídeos, como a série Nostalgia, e recentemente, a convite da Fonoteca Municipal do Porto e a partir do seu arquivo, iniciou Coleção à Descoberta, sendo o primeiro episódio – Para Além do Boom – dedicado à história do rock português, focado nos artistas e nas músicas que não se tornaram sucessos.

Links
brandos costumes:
Web: brandoscostumes.pt
FB: brandoscostumespodcast
Também disponível nas várias apps de podcasts.

 

OUTROS PODCASTS DE MÚSICA

Mural Sonoro
muralsonoro.com

Soraia Simões de Andrade, historiadora e investigadora da música popular portuguesa, criou a plataforma Mural Sonoro em 2010, dedicada à divulgação e reflexão sobre práticas artísticas. O projeto cresceu e em 2018 ganhou um podcast dedicado às mulheres na música portuguesa. Joana Gama, Ana Bacalhau, Xana e Amélia Muge são algumas das entrevistadas.

Song Exploder
songexploder.net

Cada episódio do Song Exploder é dedicado a explorar uma canção dentro do vasto universo do pop-rock. Os artistas são convidados por Hrishikesh Hirway a explicarem como foi criada determinada música. O podcast teve tanto sucesso que o ano passado tornou-se uma série documental da Netflix. Por lá já passaram, entre outros, Björk, U2 e Mitski.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend