Onde celebrar o Santo António de norte a sul, no dia 13 de junho

Confira as sugestões da Evasões com os municípios que celebram o Santo António. (Fotografia: DR)
De norte a sul, em muitos concelhos segunda-feira, 13 de junho, é feriado municipal. As rusgas enchem as ruas de som e cor, há tasquinhas com sabores tradicionais, música popular, marchas e, claro, a tradicional procissão em honra do santo.

Amares
Toy e Bárbara Bandeira

As marchas antoninas voltam a sair à rua no domingo pelas 21h30. As festividades deste ano encerram segunda-feira com a tradicional procissão. Sábado, pelas 21h30, Toy sobe ao palco para animar a vila minhota.


Cascais
Concurso de tronos

O mercado municipal acolhe as festividades dos santos populares, sempre com entrada livre. A partir de hoje e até domingo, entre as 12h e a meia-noite, o arraial instala-se no mercado, com almoços e jantares e bandas ao vivo. Segunda-feira, dia de Santo António, é dia de ver os tronos decorados pelas associações locais e ficar a conhecer os vencedores.


Estarreja
150 músicos em palco

Um espetáculo concebido pelas três bandas filarmónicas do concelho encerra as festas de Santo António em Estarreja, na noite de segunda-feira. Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense reúnem 150 músicos em palco, num espetáculo concebido para os festejos de Santo António. Sábado, os Anjos atuam no palco instalado no parque da cidade, às 22h.


Ferreira do Zêzere
Marchas populares

As marchas regressam às ruas depois de uma pausa de dois anos, devido à pandemia. O desfile tem início em frente à câmara municipal de onde segue para o mercado municipal, onde tem lugar a primeira atuação, amanhã à noite. A segunda atuação está marcada para o pavilhão 2000.


Proença-a-Nova
José Cid

José Cid é o cabeça de cartaz das festas do concelho de Proença-a-Nova, em honra de Santo António, padroeiro do concelho. A atuação está marcada para as 22h de sábado. No dia seguinte à mesma hora, sobe ao palco Rodrigo Lourenço, acompanhado pelo grupo Coral de Proença-a-Nova. As festas encerram segunda-feira, feriado, com a tradicional procissão em honra do padroeiro.


Reguengos
Carolina Deslandes

A autora de êxitos como “A Vida Toda”, “Nuvem” e “Mulher”, Carolina Deslandes, abriu sexta-feira as festas de Reguengos de Monsaraz, no Largo Almeida Garret. Hoje, à mesma hora, atua David Fonseca, e no dia seguinte, é a vez de Toy. Para além dos concertos há ainda lugar para desfile de marchas e fogo de artifício e numerosas tasquinhas com sabores alentejanos.


Vale de Cambra
Quim Barreiros

Quim Barreiros e David Carreira são os cabeças de cartaz das festas concelhias, com concertos marcados para sexta-feira e este sábado, respetivamente, ambos às 22h. Domingo, o ponto alto é o fogo-de-artifício, marcado para a meia- noite. As festividades encerram segunda-feira com a procissão solene, às 18h30, precedida do concertos das bandas de música.


Vila Nova da Barquinha
The Gift

Os The Gift sobem ao palco dia 12 como cabeças de cartaz da Feira do Tejo em Vila Nova da Barquinha.
O concerto começa às 22h30 no palco principal (ribeirinho) após a atuação das marchas populares no palco Santo António. Dj Addline e Nenny atuam nos primeiros dois dias da feira que contará ainda com folclore, atividades a cavalo e variados eventos desportivos.


Vila Verde
Festa de febra

De bombos e concertinas ao peito, a música popular das rusgas de Vila Verde faz-se ouvir no centro da vila, que este ano volta a contar com a Festa de Febra. Este sábado terá lugar o Cortejo de Tradição, às 17h00, que conta com o contributo de todas as freguesias do concelho, seguido do Festival Folclórico Luso Espanhol. Marcado para as 22h, o festival vai contar com a presença, para além do Grupo Folclórico de Vila Verde, de grupos de Lisboa, Arouca, Guarda, Cartaxo e Badajoz. Domingo, é dia de desfile das rusgas, a partir das 22h. Segunda-feira, feriado municipal, a tarde é dedicada à mostra de talentos. As festas encerram com a atuação de Fernando Daniel.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend