O melhor tomate coração de boi do Douro elege-se este mês

O melhor tomate coração de boi do Douro elege-se este mês
Em agosto, o tomate é rei e senhor no Douro. A quarta edição do Concurso do Tomate Coração de Boi está de regresso, com provas e pratos em vários restaurantes da região vínica.

O tomate coração de boi volta a ser um dos protagonistas da região do Douro, durante o mês de agosto. A começar já pelo regresso do Concurso do Tomate Coração de Boi, que se realiza no dia 23 de agosto na Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro, e no qual se elegerá, através de uma prova cega avaliada por um leque de jurados especialistas, o melhor tomate desta espécie de entre os produtores e as hortas do Douro.

Será já a quarta edição da iniciativa, que pretende promover a ligação do fruto ao terroir da região, conta este ano com uma convidada de honra: Maria de Lourdes Modesto. A si juntam-se chefs de referência, enólogos, jornalistas e outras figuras da área da gastronomia, para escolherem o melhor tomate coração de boi da temporada.

A nível de curiosidade, o vencedor do concurso do ano passado foi o tomate criado na Quinta do Orgal, no Douro Superior. Em segundo posto ficou o da Quinta da Boavista, e o coração de boi produzido na Quinta da Gaivosa ficou-se pelo terceiro lugar.

Para além disso, este tipo de tomate volta a ser figura principal na mesa de vários restaurantes conhecidos da região, que aderiram à Festa do Tomate e o irão incorporar em algumas das suas propostas gastronómicas. Já no dia 24 de agosto, haverá também a prova de tomate, a partir das 16h30 na capela barroca da aldeia de Arroios, em Vila Real, onde se poderá saborear e comprar coração de boi de vários pequenos produtores do Douro. Saiba mais sobre estas iniciativas aqui.

 

Leia também:

Apetece estar aqui: num terraço tranquilo sobre o Douro
Douro: este espaço vinícola é um dos melhores do mundo
Uma roadtrip pelo lado mais primitivo do Douro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend