Alugar estes pinheiros de Natal verdadeiros ajuda a equipar os bombeiros

São pinheiros como estes que estão disponíveis para ser alugados na altura do Natal. (Fotografia: DR)
Está aí a terceira edição do Pinheiro Bombeiro, campanha solidária que permite alugar um pinheiro verdadeiro e cujas receitas revertem, em parte, para ajudar a equipar corporações de bombeiros voluntários. A iniciativa é da Rnters, uma plataforma de aluguer de todo o tipo de bens.

Este ano, montar a árvore de Natal em casa pode ajudar a fazer a diferença. Como? Alugando um pinheiro verdadeiro em vez de montar a árvore de Natal convencional, feita de plástico. A campanha chama-se Pinheiro Bombeiro, tem cinco mil pinheiros disponíveis para alugar e conta já com centenas de pinheiros reservados, conta Guilherme Guerra, um dos fundadores da plataforma autora desta iniciativa.

A Rnters – assim se chama – é uma plataforma de aluguer de todo o tipo de bens. “Permite que qualquer pessoa lucre com artigos que tem parados em casa ou não utiliza todos os dias” e “oferece uma alternativa à compra para quem quer utilizar um produto temporariamente”. Dito assim, parece o caso dos pinheiros de Natal, que decoram as casas dos portugueses em dezembro e janeiro. Porque não alugá-los?

A questão veio à mente dos fundadores da Rnters Guilherme Guerra, Francisco Bento e João Loff quando, em conversa com outros responsáveis por startups, tomaram conhecimento de que um terreno na zona de Coruche ia ser desbastado, essencialmente de pinheiros-bravos, para cumprir uma medida de prevenção de incêndios.

“Isso fez-nos um bocadinho de confusão, porque falamos sempre muito da florestação, mas falamos pouco da importância da limpeza para prevenir incêndios. Então, como experts na componente de aluguer e economia circular, pensámos que seria super interessante dar uma segunda vida a estes pinheiros, permitindo que as famílias portugueses pudessem alugar o pinheiro na época do Natal aproveitando um recurso que já tinha de ser cortado”, resume Guilherme.

A Rnters terá vários pontos de levantamento e entrega dos pinheiros. (Fotografia: DR)

A campanha já está no terreno e consiste num processo simples. Basta aceder a pinheirobombeiro.pt, alugar a quantidade de pinheiros desejada (as árvores têm um metro de largura e 1,80 metros de altura e vêm da zona de Almeirim), preencher os dados de pagamento e, depois, levantar o pinheiro num dos pontos físicos da campanha ou pedir que ele seja entregue em casa.

Alugar um “pinheiro bombeiro” custa 20 euros, cinco dos quais revertem a favor da compra de equipamentos para equipar corporações de bombeiros voluntários. A entidade que decide qual a corporação beneficiada é a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, parceira da Rnters, e certifica-se de que os materiais (máscaras, luvas, fatos, entre outros) são entregues corretamente.

Quem quiser levantar o pinheiro presencialmente – sendo esta uma boa atividade para fazer em família e dar a conhecer os verdadeiros pinheiros de Natal às crianças – pode fazê-lo no local principal da iniciativa (cuja localização vai ser anunciada em breve), no Lx Factory, no Winter Market Stylista e no Cascais Christmas Village. Já as entregas à porta acontecem, para já, na Grande Lisboa e no Grande Porto – a ideia é alargar o serviço a todo o país.

A devolução dos pinheiros, acrescenta Guilherme Guerra, está agendada para os dias 4 e 5 e 11 e 12 de janeiro. “Muitas pessoas devolvem os pinheiros”, diz, que depois são encaminhados para transformação em biomassa. “A venda destes pinheiros não tem um valor muito significativo”. O valor da venda da bioamassa é acrescentado à doação. No primeiro ano, conseguiram equipar 25 corpos de bombeiros em Leiria.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend