Novo baloiço panorâmico tem forma de pipa e vista para as vinhas da Bairrada

O Baloiço Maria Gomes está instalado na paisagem vitivinícola da Bairrada. (Fotografia: André Marques Santos/Shumen)
Chama-se Baloiço Maria Gomes, nome de uma das castas predominantes na Bairrada - conhecida como Fernão Pires noutras regiões -, e está plantado numa paisagem rodeada de vinhedos, colinas e um moinho, em São Lourenço do Bairro, Anadia.

A paisagem vitivinícola da Bairrada é o cenário envolvente de um novo baloiço panorâmico – a juntar-se à longa lista de estruturas que têm vindo a ser inauguradas por todo o país -, desta vez instalado em Anadia, mais precisamente entre as freguesias de São Lourenço do Bairro e Óis do Bairro. As vinhas dominam a vista, mas no horizonte impõem-se as serras do Buçaco e Caramulo. Ao lado, o Moinho da Eira, recentemente reconstruído, faz-lhe companhia.

Baloiço Maria Gomes (Fotografia: Igor Pinto)

 

O Baloiço Maria Gomes, batizado em homenagem a uma das castas mais predominantes no território bairradino – e que noutras regiões do país dá pelo nome de Fernão Pires -, tem um assento original, feito a parir de uma pipa de vinho reutilizada. Mas esta não é única característica que distingue o baloiço, inaugurado a 29 de novembro de 2020. “A sua implementação teve por base a reutilização de materiais e de recursos existentes, envolvendo a comunidade local. Podemos afirmar que o “Maria Gomes” é único no país, com um conceito direcionado para o enoturismo e para a temática do vinho”, defendem as mentoras do projeto, Margarete Varandas e Patrícia Oliveira.

Baloiço Maria Gomes (Fotografia: Igor Pinto)

 

As duas amigas, que têm em comum o gosto pelo turismo, tiveram a ideia de criar um baloiço para promover a sua terra, que acabou por ser a alavanca para um projeto mais alargado, que levou à criação da página “A Nossa Cidade”, cujo objetivo era “fomentar a realização de ações integradas no setor do turismo”. Em março, o projeto reinterpretou-se e abraçou o nome com que tudo começou: As Marias Gomes.

“Curiosamente, no dia em que escolhemos o nome para o Baloiço, mal sabíamos que a casta Maria Gomes seria a verdadeira fonte de inspiração para um novo rumo nas nossas vidas. Mais do que uma nova imagem e uma nova marca, surgiu a personificação de uma casta. Mulher doce, sensível, intensa e feminina, a Maria Gomes é também independente, determinada, corajosa, confiante e inovadora. Com esta nova imagem “As Marias Gomes” pretendemos promover os recursos endógenos da Bairrada bem como fomentar o Enoturismo e o Turismo de Natureza”, assume a dupla.

 

O Baloiço Maria Gomes é o segundo a surgir no concelho de Anadia. O primeiro está instalado no topo da pista de XCO, em Tamengos, e é conhecido como o baloiço da bicicleta.

 


Norte e Centro: 9 baloiços com vista onde queremos voltar a andar


 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend