No livro “É preciso ter lata” há dezenas de receitas com conservas

(Fotografia: DR)
Neste livro, Lola Milne apresenta formas surpreendentes de tirar partido desse básico da despensa que é a lata de conservas, com 80 refeições criadas a partir dela.

Nenhuma das receitas deste livro evoca o imaginário da lata de conservas no campismo nem como melancólica refeição solitária. Muito pelo contrário, nas páginas deste “É preciso ter lata – 80 deliciosas receitas com conservas e enlatados” vemos pratos bonitos, com um aspeto apetitoso e tão petisqueiro quanto sofisticado.

Era essa a ideia da autora, Lola Milne, quando criou estas 80 receitas a partir daquele que define como “um recurso subvalorizado” que encontra em todo o lado. A “food stylist” e fotógrafa formada na Glasgow School of Arte, despertou cedo para a fotografia de comida e trabalhou com Jamie Oliver (a quem agradece, neste livro), até se especializar nessa arte e ainda no teste de receitas e escrita culinária.

Este é o seu primeiro livro de receitas, dedicado a um básico que, como refere na introdução, permite cozinhar “jantares mais arrojados, reinventar o uso dos alimentos de despensa e conhecer alguns dos ingredientes menos usados que estão à espera de serem descobertos”. Além das conservas, as 80 receitas do livro utilizam ingredientes de uso comum, e boa parte delas tem menos de dez ingredientes.

O primeiro capítulo é dedicado aos grãos e leguminosas e o seguinte aos tomates e legumes, com receitas como lasanha de lentilhas verdes, tajine de grão e abóbora, empada de lentilhas, queijo e cebola, bolinhos de milho doce com chutney verde ou batatas melosas com molho de tomate picante. Segue-se o capítulo com receitas a partir de enlatados de peixe, entre eles tacos de cavala (veja esta receita, e uma outra de pavlova, aqui), thoran de caranguejo ou torada de sardinhas à siciliana.

Por fim, há receitas a partir de latas de conserva de frutas e doces (que inclui uma tarte banoffe com creme de avelãs) e ainda um capítulo final sobre acompanhamentos criativos da despensa. Este é, sem dúvida, um dos livros a ter à mão, em especial nesta estação amiga de petiscos e conservas.

“É preciso ter lata”, de Lola Milne
Arte Plural Edições
160 páginas
PVP: 16,60 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend