Mirandela e Macedo de Cavaleiros ganham ciclovia de 200 quilómetros

(Fotografia: DR)
Os municípios de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, passam a estar ligados por uma nova via ciclável com cerca de 200 quilómetros de extensão, que abriu ao público na sexta-feira.

Trata-se de um novo “Centro Cyclin´Portugal” que resulta de um investimento de 230 mil euros financiado por fundos europeus e conta com uma rede de nove percursos diferentes, com quatro níveis de dificuldade, direcionados para a prática de BTT-XC, segundo explicam os municípios, em comunicado. Este novo equipamento em Trás-os-Montes faz parte da rede de 44 centros “Cyclin´Portugal” homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo que, apoiada por algumas entidades promotoras, pretende com estas infraestruturas “promover o país como um destino de excelência para a prática de ciclismo, turismo e lazer”.

A nova infraestrutura transmontana reúne todas as condições para a prática deste desporto, nomeadamente “balneários, quiosque digital, estação de carregamento para e-bikes e uma estação de serviço, onde podem ser feitas lavagens e pequenas reparações”. Estes serviços estão disponíveis nas duas portas de entrada, uma em Vale de Lobo, no município de Mirandela, fruto de uma requalificação da antiga escola primária, e a outra no município de Macedo de Cavaleiros, no edifício da antiga estação ferroviária de Cortiços, da desativada Linha do Tua, que também foi alvo de requalificação.

O novo trilho pedestre pode ser feito na totalidade por por etapas, tendo nove percursos, com quatro níveis de dificuldade. (Fotografias: DR)

De acordo com os promotores, “a criação do “Centro de Cyclin’Portugal Quadrassal” visa divulgar o potencial turístico dos concelhos de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, usufruindo dos recursos naturais e garantindo a sua conservação e preservação na ótica do desenvolvimento sustentável, bem como permitir a visitação ordenada da área da Rede Natura 2000 (Sítio de Importância Comunitária de Romeu) e a possibilidade de se apreciar a beleza paisagística desta região transmontana, articulando-se com a prática de atividades de turismo de natureza, nomeadamente a utilização de bicicleta no âmbito do ciclismo e do turismo ativo”.

Os 200 quilómetros de extensão podem ser feitos na totalidade ou por etapas, uma vez que o circuito está dividido em nove percursos, com diferentes níveis de dificuldade. “A empresa responsável pela sua implementação, a PortugalNTN, colocou sensores que são ativados à passagem do ciclista, emitindo uma mensagem sonora que procura conectar as pessoas com os lugares e a sua história, permitindo que o utilizador se envolva mais profundamente, explore mais e descubra os locais por onde passeia”, explicam.

A nova ciclovia encontra-se na região do Quadrassal.

A nova ciclovia encontra-se na região do Quadrassal, que os promotores descrevem com “características geográficas e orográficas excelentes para a prática de BTT (bicicleta todo-o-terreno) e integra a Rede Natura 2000, uma área protegida tutelada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que abrange as freguesias de Mirandela, Cedães e de Vale de Asnes e a União de Freguesias de Avantos e Romeu, no concelho de Mirandela, e a freguesia de Cortiços, no território de Macedo de Cavaleiros”.

A área geográfica do Centro Cyclin’Portugal – Quadrassal abrange ainda parte do Geopark Terras de Cavaleiros, património mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, a maior reserva da biosfera da Europa, que abrange municípios da Terra Fria, Terra Quente, Douro Superior e Beira Alta, do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol. Saiba mais aqui sobre esta ciclovia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend