O Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural abriu em 2011, no ano da Capital Europeia da Cultura, e num ápice tornou-se um dos espaços noturnos mais queridos dos portuenses, onde se cruzam diversas gerações. Na próxima terça, dia 2 de junho, reabre ao público, com o espaço renovado e “uma programação que pretende dar continuidade à sua actividade enquanto plataforma alternativa, em que as artes, a música, a comida e a bebida se cruzam”, lê-se em comunicado.
Durante o mês de junho, as noites de terça serão dedicada à literatura, através da rubrica Palavra à Mesa, com a leitura de contos por Ana Deus, e as de quarta privilegiam o cinema, com o ciclo Cinema à Mesa, uma parceria com o Porto Shortcutz e o Porto Femme.
As noites de quinta vão acolher os Sons à Mesa (10 euros/pessoa), com concertos intimista ao jantar. Estão confirmadas as atuações do guitarrista Grutera (Guilherme Efe), S. Pedro (Pedro Pode, ex-doismileoito), Little Friend (John Almeida) e O Manipulador, a one-man-band de Manuel Molarinho (Baleia, Baleia, Baleia). Aos sábados, regressam ao pátio do espaço, os Hábitos de Esplanada, com uma seleção de DJs, que se farão ouvir durante a tarde.
O restaurante Vícios de Mesa reabre maior, ocupando, além do salão nobre e do pátio, também a sala de espetáculos, e funcionará das 12h às 23h, de terça a sábado. As noites de cultura vão poder ser acompanhadas por um menu especial de snacks, para comer à mão. O serviço à carta apenas estará disponível à sexta e ao sábado. Domingo é dia de brunch.
Ao nível da programação artística da Saco Azul, a associação cultural do Maus Hábitos, também há novidades. “A partir de 6 de Junho (sábado), a Sala de Exposições acolhe o trabalho time and technics do berru, colectivo portuense de artistas, reconhecido pelo seu trabalho no cruzamento da tecnologia, arte, ciência e filosofia, e vencedor do prémio SONAE Media Art 2019. A Mupi Gallery mantém em exibição o trabalho +[mira]+, de Pedro Tudela, no âmbito do Ciclo “O Poético ou Político?” com curadoria de João Baeta. E a 25 de Junho é inaugurada a primeira exposição fora de portas (de uma série de quatro), numa co-produção com a Câmara Municipal do Porto, que leva à rede de MUPIs da cidade obras de 24 artistas nacionais”.
O acesso aos diferentes eventos e exposições é gratuito. No entanto, para as rubricas Palavra à Mesa e Cinema à Mesa, assim como para o acesso geral ao restaurante, o Maus Hábitos disponibilizará no seu site (www.maushabitos.com) um sistema de reserva.
Longitude : -8.605733099999952