Lojas novas e tradicionais em Lisboa para comprar plantas para a casa

Três lojas novas e tradicionais em Lisboa para comprar plantas para a casa
A Plantae, em Campo de Ourique. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)
Entre duas novidades e um espaço centenário, bons sítios para comprar plantas para casa ou recebê-las à distância de um clique, Lisboa está reforçada no panorama botânico.

Um jardim centenário no Chiado

Com quase cem anos de vida, é uma das poucas e resistentes “lojas de vão de escada”. No Pequeno Jardim de Elisabete Monteiro, mais de 400 plantas e flores dão cheiro, cor e vida à agitada Rua Garrett e prendem a atenção de quem ali passa.

De pequeno, apenas tem o nome de batismo e o total de metros quadrados, porque a longevidade, essa, é extensa. Numa das ruas mais movimentadas do centro de Lisboa, na Rua Garrett, este Pequeno Jardim já soma quase 100 anos de portas abertas. Reza a lenda que um francês que passeava por Lisboa, apaixonado pela delicadeza da capital, decidiu fundar na porta 61 o seu Petit Jardin, num tradicional vão de escada.

Com dezenas de plantas e flores a embelezar a sua fachada e a calçada, e uma montra em ferro com resquícios de Arte Nova, é impossível não dar pela loja quando se sobe ou desce esta artéria. “O Pequeno Jardim veio embelezar e trazer cheiro e cor à rua e ao próprio Chiado”, explica Elisabete Monteiro, responsável pelo espaço há quase duas décadas. Sempre foi apaixonada pela botânica e os arranjos de flores secas que fazia para o anterior proprietário abriram-lhe a janela para assumir depois as rédeas, quando o ex-dono se quis reformar.
Todos os dias, passam por aqui muitas pessoas, desde jovens a famílias que já frequentam a loja há muito tempo, e que já vão na terceira geração de clientes. E se por parte dos turistas sempre notou um interesse especial na compra das suas plantas, Elisabete explica que sentiu uma mudança na atitude dos portugueses há cerca de cinco anos.

O espaço da Rua Garrett. (Fotografias: Paulo Alexandrino/GI)

Elisabete Monteiro está à frente da loja centenária.

“Desde aí que noto uma maior ligação para a botânica, o biológico, a natureza, o verde. As pessoas estão a comprar mais plantas e flores do que antes”, conta, rodeada das cerca de 400 variedades de plantas de interior, como lírio da paz, costela-de-adão, orquídeas, calateias espadas-de-São-Jorge e catos, alguns dos mais procurados e vendidos nesta morada centenária, onde também residem flores como girassóis, hortenses, rosas, cravos dos poetas e tulipas, entre outras.

As encomendas também se podem fazer através do site oficial, uma vez que a Pequeno Jardim, que integra o leque de Lojas com História da capital, faz entregas ao domicílio na Grande Lisboa. Foi isso que acabou por acontecer nos meses em que a loja esteve de porta fechada, com encomendas via online e telefone. “Muitas pessoas quiseram oferecer plantas a quem não conseguiram abraçar estes meses”, remata.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Plantas e design pelas mãos de pai e filho

Surgiu de uma paixão familiar e é um dos novos reforços botânicos da cidade. Na nova Plantome, nas Laranjeiras, vendem-se dezenas de plantas de interior mas também serviços de arquitetura paisagística e peças de design, áreas de formação deste pai e filho.

Quando a vida dá limões, há que regar oportunidades. Foi o que fizeram Nuno e André Mota, pai e filho, que partilham não só o apelido como esta antiga paixão verde. A ideia de abrir uma loja de plantas era já “um sonho antigo”, acelerado este ano pelas circunstâncias em que vivemos e com projetos profissionais que ficaram suspensos.

A Plantome abriu nas Laranjeiras há dois meses e é um dos reforços botânicos da cidade, por onde já passaram mais de 100 variedades de plantas de interiores e exteriores. Aqui, juntam as áreas onde se formaram, com serviços de arquitetura paisagística, da parte do pai, e com várias peças de design e decoração de Bordallo Pinheiro e outros artesãos nacionais, como vasos, bandejas para queijos e enchidos, velas aromáticas feitas com produtos naturais, puffs e almofadas em lã e berçários para plantas em madeira, ou não tivesse o filho o curso de Design de Comunicação.

A nova loja das Laranjeiras. (Fotografias: Paulo Alexandrino/GI)

A Plantome une botânica e design.

André e Nuno Mota, filho e pai juntos neste negócio.

“Sempre gostámos muito de plantas, sempre estiveram presentes na nossa vida e em casa. A família tem uma tradição muito ligada à terra, à agricultura”, explica Nuno Mota. “Aqui, ajudamos a trazer a natureza para dentro de casa”, acrescenta André, com aconselhamento na hora da escolha consoante o tipo de luz e tempo que cada pessoa tem em casa. “Há sempre uma planta certa para cada pessoa”, diz o pai, que renova a oferta verde todas as semanas.

Por aqui, vivem monsteras folhas-de-macaco, figueiras-lira, zamioculcas, ardísias, begónias e suculentas fora do comum, como a espécie orelha-de-elefante, pela cor das suas folhas. A ajudar, há sempre uma Planta da Semana, a um preço especial. Qualquer que seja a escolha, cada cliente recebe sempre um pequeno guia em papel ou por e-mail para ajudar a tratar da planta em sua casa. O resto, o tempo trata. “É um bichinho que não vai desaparecer. Vão querer cuidar delas e usá-las como parte integrante da sua casa”, afirma Nuno.

Para a época natalícia, a Plantome vai lançar cabazes com vasos, saquinhos de terra e bolbos, uma boa prenda para oferecer a outros ou a nós próprios. Se os plantarem no Natal, vão florescer a tempo da primavera.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

A loja que também é oficina e maternidade

A ampla Plantae acaba de abrir em Campo de Ourique com mais de mil plantas e várias vertentes: zona de loja, uma oficina onde se salvam estas amigas vegetais e uma maternidade, onde se floresce a partir de uma folha caída.

A semente da ideia foi plantada durante uma viagem de comboio de dois meses e meio pelo mundo, recém-casados e de mochilas às costas. “Foram muitos quilómetros. Tivemos muito tempo para planear este projeto”, ri-se Bernardo Ferreira da Costa, arquiteto paisagístico que abriu com a mulher, Rita Rodrigues, e uma terceira sócia, Lisa Santos, a Plantae, a nova loja de plantas do bairro onde vivem, Campo de Ourique.

Um desejo que surgiu naturalmente, não só pelo interesse na área. “Muitos amigos já me pediam a mim e à Rita conselhos, dicas e ajuda para cuidar as suas plantas. Já era quase um pequeno consultório, que nos levou a abrir este espaço”, explica Bernardo sobre a ampla loja com 140 metros quadrados, onde vende mais de mil plantas, de 200 espécies diferentes, todas de fornecedores nacionais. Pelas fachadas envidraçadas, com permitem a entrada de bastante luz natural, e ilhas em madeira estão chifres-de-veado, suculentas, catos, estrelícias, orquídeas, planta-do-dinheiro chinesa, begónias, peperomias e espadas-de-São-Jorge, por exemplo.

Lisboa, 11/11/2020 – Bernardo Ferreira da Costa, é o responsável pela Plantae. (Fotografias: Reinaldo Rodrigues/GI)

A nova loja de Campo de Ourique.

Além de loja, há zona de oficina e maternidade de plantas.

A venda de plantas é apenas uma das vertentes da Plantae, que inclui uma zona de oficina, onde Bernardo tenta salvar plantas em mau estado e ensinar técnicas de rega e manutenção , e uma outra de maternidade, onde tenta fazer florescer plantas a partir de uma folha caída ou pequenas raízes. Juntam-se ainda vasos em barro e cerâmica, sabonetes naturais feitos no bairro, sementes, sacos de terra e livros técnicos sobre botânica. Para breve surgirá ainda uma mini biblioteca, onde se podem consultar os vários livros de Bernardo e Rita sobre o complexo mundo das plantas.

No final de novembro chega o site oficial da Plantae, através do qual se fazem encomendas e entregas de plantas, numa primeira fase na Grande Lisboa e depois para todo o país.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend