Karting e outras experiências no Autódromo Internacional do Algarve

(Fotografia: AIA/DR)
É o derradeiro destino para quem é adepto de velocidade. No Autódromo Internacional do Algarve não só se alugam karts, como há cursos de condução e diversas experiências de carro ou de mota.

São várias as facetas do Algarve Motosports Park, surgido há 13 anos, em Portimão. Deste complexo, que se estende por 300 hectares, faz parte um hotel de cinco estrelas e um conjunto de apartamentos, onde ficam hospedadas as equipas que chegam para competições, mas também, explica Joana Melo, relações públicas, clientes que procuram alojamento num Algarve mais campestre, já que ali se dorme a dois passos da Serra de Monchique. Mas a vertente de hospedagem é apenas um complemento ao autódromo e ao kartódromo, sendo que o último tem uma das maiores pistas da Europa, com 1532 metros de perímetro. É tão grande que, no dia a dia, é dividida em duas pistas para acolher os clientes ali chegados, prontos para acelerar num dos 50 karts com 270cc. Crianças com mais de 1,30 metros de altura também são bem-vindas, tendo à espera uma frota de dez minikarts.

Mas na pista deste kartódromo não entram apenas karts, também andam carros. A experiência chama-se Power Stage e a proposta passa por fazer o melhor tempo num percurso curto mas sinuoso com um kit car – como um Honda Civic ou um Alpine -, e poder saborear a sensação de realizar uma superespecial de rali em asfalto, e, pelo caminho, aprender algumas técnicas de condução.

Já no autódromo, a oferta da AIA Racing School abrange a condução de carros com que a maioria pode apenas sonhar, de marcas como Mercedes, Honda, Porsche e Alpine, sendo que há alguns pacotes que incluem três veículos. Quem preferir ser conduzido, pode optar pela experiência Hot Lap, que permite ir ao lado de um instrutor, num carro, ou sentado atrás, numa mota.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Onde comer
Pernil, cozido de couve acompanhado de papas de milho, cabrito e bochechas são alguns dos pratos d’A Tasca do Petrol, uma antiga mercearia que se fez restaurante tradicional, na freguesia de Marmelete, concelho de Monchique. À tarde, são petiscos como morcela de arroz, cachola e lombo de porco na banha que preenchem as mesas. Abrirá aos fins de semana quando Portimão deixar de ser considerado um concelho de “risco elevado”.

O que visitar
A Serra de Monchique é refúgio em dias de maior calor graças à densa vegetação, onde estão incluídas árvores centenárias, como plátanos e carvalhos, mas apresenta outros atributos como cascatas, ribeiros e moinhos de água. A Foia, a 902 metros de altitude, é o ponto mais alto da serra, e um miradouro que permite ver toda a costa sul até ao litoral alentejano.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend