Há um concurso digital de Tronos de Santo António (com prémio de 500 euros)

Muitos lisboetas dedicam-se a fazer tronos de Santo António todos os anos. (Fotografia de Rui Cunha/DR)
A EGEAC lançou um concurso e exposição digital de Tronos de Santo António, aberto a participações de Lisboa e de todo o país. Dia 13 de junho é conhecido o vencedor.

Este ano não há marchas populares, casamentos nem arraiais de Santo António em virtude das medidas da Câmara Municipal de Lisboa para controlar a pandemia de Covid-19, mas mantém-se o concurso de tronos de Santo António. Como? Numa edição online, com direito a concurso e exposição abertos a participações de todo o país e com prémios de 500 euros para os três primeiros vencedores.

O concurso de Tronos de Santo António e respetiva exposição digital vai decorrer nas plataformas online do Museu de Lisboa, Cultura na Rua e website da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural até às 18h do dia 2 de junho. Após avaliação por um júri composto por um representante da EGEAC e dois outros elementos convidados, os vencedores serão anunciados dia 13 de junho.

“É requisito obrigatório da decoração do Trono de Santo António a inclusão da imagem de Santo António no topo da estrutura, que “deverá ter entre três e sete degraus”, lê-se no regulamento do concurso. Os restantes elementos decorativos ficam ao critério de cada participante, sendo que a estrutura pode ser original ou um reaproveitamento de outras de anos anteriores. O uso de materiais reciclados é uma uma ideia.

A “originalidade” da composição e a “criatividade na utilização dos materiais” serão os dois critérios valorizados pelos jurados na avaliação de cada trono. Para participar é necessário preencher, primeiro, uma ficha de inscrição no website do Museu de Lisboa e depois enviar por email uma fotografia do Trono de Santo António (ou do trono com os seus autores) no formato JPEG/JPG, no tamanho máximo de 5MB.

Além de o concurso e exposição este ano serem digitais, há outra novidade: a atribuição de três prémios monetários, no valor de 500 euros, aos três primeiros tronos classificados. “A participação é aberta a todos: crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adotados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes”, termina a EGEAC em comunicado.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend