Arraiais e marchas populares de Lisboa cancelados

Este ano, não haverá arraiais nem marchas populares a desfilar em Lisboa. (Fotografia de Sara Matos/GI)
As Marchas Populares de Lisboa e os tradicionais arraiais de Santo António, que costumam acontecer em junho, foram cancelados pela Câmara Municipal de Lisboa como medida de combate à pandemia de Covid-19.

A Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC – empresa municipal que organiza as Festas de Lisboa – decidiram cancelar as Marchas Populares de Lisboa e os tradicionais arraiais deste ano na sequência da adoção de medidas “de redução dos riscos de contágio” por Covid-19, seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde “para reforçar o confinamento e distanciamento social”.

“Na sequência dessas medidas de redução dos riscos de contágio, e atendendo ao desenrolar da atual pandemia e do período de confinamento e distanciamento social ter inviabilizado os ensaios, a Câmara Municipal e a EGEAC decidiram cancelar a edição de 2020 das Marchas Populares de Lisboa”, lê-se num comunicado enviado pelo Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa às redações.

“A elevada concentração de pessoas que marca os Arraiais Populares, vincando a força da sua tradição, é incompatível com a sua realização mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de infetados, razão pela qual a edição de 2020 dos Arraiais Populares está cancelada”, acrescentam as entidades em comunicado.

As Marchas Populares de Lisboa – cujo ponto alto é o desfile das coletividades na Avenida da Liberdade, na noite de 12 para 13 de junho – costumam atrair milhares de pessoas, entre lisboetas e turistas, e tem um forte impacto na economia da cidade, em conjunto com os arraiais que quase todos os bairros de Lisboa, e não só, organizam. O tema das marchas, este ano, seria “Amália Rodrigues” e transitará para a edição de 2021, permitindo que todo o trabalho realizado (arcos, cenografia, figurinos), possa ser rentabilizado.

A edição de 2020 dos Casamentos de Santo António, “da qual não foi possível realizar entrevistas e selecionar os nubentes”, também foi cancelada, sendo que as candidaturas para 2020 serão automaticamente consideradas para a edição do ano que vem, informa, a terminar, a mesma nota de imprensa autárquica.

 

Porto e Gaia também cancelam festas

A Câmara Municipal do Porto também decidiu cancelar as festas populares do São João, tendo em conta o “potencial risco para a saúde pública” que o evento representaria, numa altura em que as autoridades apelam ao recolhimento social. Em comunicado, acrescentou que a medida abrange toda a programação, incluindo concertos e outras animações. Secundando a decisão, a Câmara Municipal de Gaia também cancelou as festas de S. Pedro da Afurada, noticiou o JN.

 

Notícia atualizada às 13:05 de dia 04 de abril de 2020 com informação relativa a Porto e Gaia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend