Guincho: a praia que James Bond mostrou ao mundo

A praia cascalense que James Bond mostrou ao mundo
Praia do Guincho (Foto: Reinaldo Rodrigues/GI)
É junto a dunas e com vista para a Serra de Sintra que se mergulha e pratica desporto na Praia do Guincho, meca do surf e bodyboard, mas não só. Um dos seus mais famosos banhistas foi James Bond, durante as gravações de um dos filmes de 007.

Em dezembro de 1969, as salas de cinema pelo mundo enchiam-se para assistir à estreia de “007 – Ao Serviço de Sua Majestade”, o sexto filme da popular saga de James Bond. A longa-metragem arranca com George Lazenby, o ator que dava vida ao agente secreto, a conduzir por uma curvilínea estrada costeira, a bordo do seu Aston Martin DBS, e em direção a um areal. É aqui que executa mais uma missão com sucesso, salvando uma condessa de se afogar, enquanto esta se tentava suicidar, num brilhante vestido azul.

Os primeiros sete minutos do filme foram, provavelmente, o primeiro grande cartão de visita da Praia do Guincho para o mundo. Mas se este areal com extensão de 800 metros, situado a oito quilómetros do centro da vila cascalense, tem um legado na sétima arte – chegou ainda a ser local de filmagens do filme português “Deste Lado da Ressureição” – a verdade é que o desporto também faz parte da essência deste local, em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais. O Guincho, já se sabe, é local de eleição para praticantes de surf, windsurf e bodyboard, mas recebe todo o tipo de banhistas, mesmo sendo relativamente ventosa.

A Praia do Guincho, a poucos quilómetros de Cascais. (Fotos: Reinaldo Rodrigues/GI)

É entre duas pontas rochosas que se mergulha nestas águas límpidas e cristalinas, com um enquadramento paisagístico onde não faltam dunas e do qual se avista a idílica Serra de Sintra. Vigiada durante o verão e com um bar de apoio com esplanada com localização privilegiada – leia-se no areal -, o Bar do Guincho, a praia tem ainda no estacionamento gratuito e nas rampas de acesso duas mais-valias. À volta, não faltam bons restaurantes onde o peixe e o marisco são reis e senhores à mesa. Motivos mais do que suficientes para dar um salto – e um mergulho – a uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal, edição que decorreu em 2012, na categoria de Praia de Uso Desportivo.

Foi uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal, em 2012, na categoria de Praia de Uso Desportivo.

 

O que fazer ao redor do areal

Passadiços na duna

A poucos metros da Praia do Guincho encontra-se a Duna da Cresmina, que pode ser percorrida, de olhos postos no mar, ao longo de um passadiço de dois quilómetros. Também se fazem visitas guiadas e observação de aves, além de idas ao núcleo de interpretação. Uma das entradas para a duna faz-se pela Rua da Areia. Saiba mais aqui.

Um clássico de peixe e marisco

É um dos grandes clássicos desta zona quando se fala em peixe e marisco local à mesa. A celebrar sete décadas e meia, no Porto Santa Maria provam-se pratos como caldeirada de peixe com amêijoa, espetadas de lulas e gambas ou polvo à galega, entre paredes (com um interior renovado e mais luminoso e amplo) ou na esplanada com vista-mar. Saiba mais aqui.

Meter a leitura em dia

Nasceu há meia década na Cidadela de Cascais, no centro da vila, com uma missão nobre: na livraria Déjà Lu, o lucro das vendas revertem a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. Pelas estantes deste espaço criado por Francisca Prieto, há centenas de livros usados e novos para comprar e meter a leitura em dia. Saiba mais aqui.

Villas para férias em família

Perto do mar do Guincho, na aldeia de Charneca, nasceram três villas familiares com terraços soalheiros, para três a seis pessoas. Nas Sea’Ya Family Surf Houses domina material sustentável, tons neutros e pensa-se nos mais novos, com chão antiderrapante e escadas com cancelas. A receção é feita com um cesto de produtos locais. Saiba mais aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend