Gaia: WOW conquista prémio raro (só tinha sido atribuído uma vez)

(Fotografia: DR)
O World of Wine (WOW), quarteirão cultural nascido das renovadas caves de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, foi alvo de uma rara distinção, no concurso internacional Best Of Wine Tourism 2022. O júri considerou o projeto merecedor do “Special Achievement Award”, prémio alusivo a um feito especial e que, até à data, só havia atribuído uma vez. 

Os prémios Best of Wine Tourism são atribuídos, desde 2003, pela Great Wine Capitals Global Network, uma rede de cooperação internacional que junta onze cidades com regiões vitivinícolas reconhecidas à escala global. Desse leque faz parte o município do Porto (em representação das regiões dos Vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes), assim como Adelaide, Bilbao, Bordéus, Cidade do Cabo, Lausanne, Mainz, Mendoza, São Francisco/Napa Valley, Valparaíso e Verona.

Na gala anual de entrega dos prémios, que decorreu na passada quinta-feira, em Mainz, na Alemanha, foram anunciados os dez grandes vencedores – entre eles, esta quinta no Douro. Mas o júri considerou que o WOW estava entre os “melhores dos melhores negócios de enoturismo”, mesmo não se enquadrando nas categorias a concurso, e concedeu-lhe um galardão excecional, que, até à data, só fora atribuído uma vez (ao projeto La Cité du Vin, em Bordéus, França). Em causa, as “características excecionalmente ricas” do projeto, e os seus “benefícios significativos para a região e para o enoturismo”.

“O World of Wine faz jus à sua sigla – é uma genuína interceção de cultura e património que impressionou os membros do Comité Executivo das Great Wine Capitals e os levou a conceder um raro prémio”, afirmou Catherine Leparmentier, diretora executiva daquela rede. O júri também teve em conta o impacto daquele projeto do Grande Porto na economia local, designadamente, a criação de mais de 250 postos de trabalho.

O WOW exigiu um investimento no valor de 105 milhões de euros, que se traduziu numa área bruta de 55 mil metros quadrados, com sete museus, doze restaurantes e cafés, lojas, uma Escola de Vinho, um espaço de exposições e diversos espaços de eventos. Abriu ao público, no centro histórico de Gaia, no verão de 2020.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend