Festival de Cinema e Literatura de Olhão arranca esta quarta

Adoration, do belga Fabrice du Welz.
Seis estreias nacionais, um ciclo de clássicos do cinema italiano e uma livraria temporário no Mercado das Frutas e Legumes de Olhão fazem parte do festival.

A segunda edição do FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão arranca esta quarta. De 15 a 21 de julho, o Algarve vai acolher 6 estreias nacionais, um ciclo de clássicos do cinema italiano, uma retrospetiva sobre a obra do cineasta espanhol Albert Serra e atividades paralelas que completam o quadro de ligações entre a literatura e a sétima arte. Ao todo, contam-se 28 filmes a serem exibidos no Auditório Municipal de Olhão, Algarcine e República 14. Novidade este ano são as sessões de cinema ao ar livre a decorrerem todos os dias pelas 21h30.

A competição internacional integra, este ano, “nove obras de produção recente propondo diferentes narrativas em torno da ideia da viagem, enquanto espaço de descoberta do eu”, lê-se em comunicado. The Good Girls, de Alejandra Márques Abella, Fortress, de Ludovica Andò e Emiliano Aiello, e There was a Little Ship, de Marion Hänsel, Out Stealing Horses, de Hans Petter Moland, são alguns dos filmes que vão poder ser vistos no festival.


Olhão: guia pela cidade cubista que vive um renascimento


O ciclo de clássicos do cinema italiano conta com uma “selecção transversal a tocar algumas das mais emblemáticas obras da sétima arte do país”, de onde se destacam obras de Rossellini, Antonioni, Visconti e Pasolini.

O FICLO vai ainda estar presente no Mercado das Frutas e Legumes de Olhão, com uma livraria, “que reafirma o lugar da literatura como produto de primeira necessidade”. Quem a visitar, encontrará livros sobre a teoria do cinema, de literatura e ensaio, muitos dos quais se inspiram ou baseiam nos filmes que compõem a programação do Festival. O programa do evento contempla ainda passeios fílmicos em parceria com a Love Tuk Olhão, caminhadas performativas desenvolvidas pelos artistas Isadora Alves e Bruno Humberto e conversas com realizadores e masterclasses.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend