Famalicão ganha novos trilhos pedestres na natureza, junto a rios

O Parque de Lazer Calça Ferros. (Foto: DR)
Famalicão vai ter uma nova rede municipal de quatro trilhos pedestres, totalizando mais de 62 quilómetros. Os percursos na natureza passam ao longo dos rios Este, Guisande e Ave, entre localidades e capelas.

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai dispor de uma nova rede municipal de trilhos pedestres da natureza com uma extensão total de 62 quilómetros, que dará a conhecer o património natural e histórico-cultural do território. De acordo com a autarquia, a rede municipal de trilhos abrange a criação de quatro novos percursos pedestres, partindo de traçados previamente definidos, e que passarão ao longo de rios como o Este, o Guisande e o Ave.

Um dos quatro novos trilhos é o Portas da Vila, um percurso circular com 17,5 quilómetros que se desenvolve em torno de Vila Nova de Famalicão, percorrendo o núcleo urbano e ligando-o ao Penedo da Moura, ao Monte de Santa Catarina e à ciclovia. Já o percurso de Nine – Arnoso é também circular, com 14 quilómetros, desenvolvendo-se nos vales dos rios Este e Guisande, entre estas duas localidades.

Os Caminhos do Ave são circulares, com 15,8 quilómetros que acompanham o rio Ave desde o Parque de Lazer Calça Ferros ao mercado e ponte sobre o rio. No regresso, percorre as localidades de Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, subindo à Capela de Santa Tecla e acedendo ao ponto de partida pela freguesia de Pedome.

O percurso de Gondifelos, também circular com 15 quilómetros, desenvolve-se entre aquela localidade e Gemunde e o Castro de Penices, sendo que aproximadamente um terço do percurso decorre em traçado comum com a via ciclopedonal Póvoa de Varzim – Famalicão.

O presidente da Câmara, Paulo Cunha, diz que a rede de percursos “estrutura a oferta de um produto turístico, em articulação com os ativos culturais e naturais existentes e com a oferta de alojamento local e restauração”. O autarca acrescenta que, pela qualidade paisagística, distribuição geográfica e localização, os trilhos “justificam o esforço do investimento proposto, permitindo, alavancando e proporcionando um desenvolvimento mais coeso e em rede dos aglomerados rurais, como estrutura de uma oferta turística específica, mas com necessidade de promoção”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend