Ericeira recebe 8.ª edição do Festival do Ouriço, “o caviar do Atlântico”

O ouriço-do-mar é o protagonista da 8.ª edição do Festival Internacional do Ouriço da Ericeira. (Fotografia: DR)
A 8.ª edição do Festival Internacional do Ouriço do Mar realiza-se entre os dias 15 a 24 de março no Mercado Municipal da Ericeira. Do programa fazem parte provas gastronómicas, sessões de cozinha ao vivo e uma oficina de ciência, entre outras iniciativas. O ouriço é, como sempre, o protagonista.

“O grande objetivo deste festival sempre foi dar a conhecer a quem nos visita a ecologia e a versatilidade deste produto nobre, filho do mar da Ericeira. Tanto os chefs presentes como os restaurantes que se associam ao evento provam, cada um com o seu estilo e técnica, como os ouriços podem fazer parte de tantas e surpreendentes propostas gastronómicas que se querem sustentáveis em toda a cadeia de valor alimentar: do mar e mariscador ao prato”, diz Nuno Nobre, fundador e curador do Festival Internacional do Ouriço do Mar, citado em comunicado.

Ao longo de 10 dias, a vila da Ericeira será o ponto de encontro entre apreciadores de ouriço, chefs de restauração e tantos outros agentes que lidam com o ouriço-do-mar. O programa arranca no dia 16 de março com uma oficina de ciência (no piso 0 do mercado municipal, às 10h), “para dar a conhecer melhor este habitante de exterior agressivo mas interior delicado”. Já nos sábados (16 e 23) e domingos (17 e 24), o “seafood court” estará aberto das 12h às 19h para provas de ouriço e outros produtos do mar, “pop ups” gastronómicos e sessões de cozinha ao vivo com universidades, Docapesca, Ouriçaria Seafood e chefs conhecidos, como Luís Brito (A Ver Tavira, uma estrela Michelin, no dia 17); Paulo Alves (do Praia no Parque, no dia 23); e Habner Gomes (do Mattë, no dia 24), entre outros.

(Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)

Os ouriços serão apresentados em peças exclusivas da Vista Alegre, no ano em que esta marca icónica celebra 200 anos de história, e poderão ser acompanhados por vinhos e cervejas artesanais da região, graças à presença de produtores locais. Fora do Mercado Municipal da Ericeira, o ouriço-do-mar continuará a ser estrela à mesa de 27 restaurantes locais. Realizar-se-á também, no dia 20 de março, um jantar a quatro mãos com os chefs André Rebelo, do Jangada (restaurante onde se realiza o jantar) e Athanasios Kargatzidis (incluído no The World’s 50 Best Restaurants), do Costa Fria (restaurante na Ericeira). O jantar enaltecerá “o ciclo de vida do ouriço” e terá harmonização vínica da Quinta da Boa Esperança.

O programa inclui ainda, no dia 25 de abril, uma masterclass dedicada ao ouriço-do-mar na Le Cordon Bleu em Madrid, conduzida pela cientista e investigadora Sílvia Lourenço, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; por Erwan Poudoulec, chef e diretor culinário da Le Cordon Bleu Madrid; e por Nuno Nobre, curador do projeto.

“Como uma das vilas costeiras mais amadas do país, a Ericeira sempre teve nos ouriços-do-mar não só uma das razões de ser da sua identidade como uma das iguarias que todos fazem questão de experimentar. O Festival do Ouriço é sempre o momento por excelência do ano para o fazerem, conduzidos por quem sabe”, diz Pedro Carmo Silva, vereador da Câmara Municipal de Mafra. A Ericeira foi este ano eleita “Best Tourism Village 2023” pela United Nations World Tourism Organization graças à sustentabilidade praticada no concelho, à preservação da biodiversidade e do ecossistema marinho e à valorização das tradições do mar e da pesca.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend