Em março, há cinema para todos na mostra Ampla, na Culturgest

"Ice Merchants", o primeiro filme português nomeado para um Óscar. (DR)
Ampla, a mostra de cinema inclusiva que reúne filmes premiados nos festivais nacionais, regressa em março para a sua segunda edição, em Lisboa.

Dias 3, 4 e 5 de março, a Culturgest, em Lisboa, recebe este festival, em que todos os filmes têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e legendas descritivas, pensando nas pessoas com necessidades específicas. Está também assegurada a acessibilidade no espaço físico.

Ao longo dos três dias, os espectadores poderão assistir a 16 filmes entre curtas e longas-metragens de diferentes géneros e nacionalidades, e haverá sessões dirigidas ao público mais jovem. Todos os filmes foram premiados em festivais portugueses de 2022, entre os quais Curtas Vila do Conde, IndieLisboa, MOTELX ou a MONSTRA.

No primeiro dia da mostra, 3 de março, o destaque é o filme “Cesária Évora”, com início às 21h. Este documentário intimista oferece um retrato da própria a partir de testemunhos únicos. O filme ganhou o Prémio do Público de Melhor Longa-Metragem no festival IndieLisboa. No sábado, dia 4 de março, às 15h, terá lugar uma sessão composta por um conjunto de curtas-metragens, onde se inclui a animação “Ice Merchants”, primeiro filme português nomeado para os Óscares, e que conta a história de um pai e de um filho que todos os dias têm de saltar de paraquedas para se deslocarem à aldeia mais próxima, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

A mostra encerra com a longa-metragem “Mato Seco em Chamas”, filme-choque no último festival de Berlim, vencedor do IndieLisboa, que conseguiu a proeza de conquistar o prémio da competição nacional e internacional. O filme conta a história das Gasolineiras de Kebradas, tal como ecoa pelas paredes da Colméia, a Prisão Feminina de Brasília, no Brasil.

“Mato Seco em Chamas”, de Joana Pimenta e Adirley Queirós (DR)

“Depois da primeira edição da Ampla, que teve uma ótima adesão por parte do público, percebemos que continuava a existir um longo caminho a percorrer no que respeita à acessibilidade na cultura, sendo que o nosso propósito com o evento permanecia atual. Acreditamos, desde o primeiro dia, que todas as pessoas devem ter a mesma oportunidade de acesso ao cinema, ou a qualquer outra arte, sem que ninguém fique de fora, pois esse é um direito de todos”, afirma Rita Gonzalez, fundadora e produtora executiva de cinema, no comunicado enviado à imprensa.

Os bilhetes para as sessões custam 4 euros e podem ser adquirido na Ticketline ou na bilheteira da Culturgest. Para as crianças e jovens até aos 18 anos os ingressos são a 2 euros. A entrada para acompanhantes de pessoas cegas, com baixa visão ou utilizadoras de cadeiras de rodas é gratuita.

Toda a informação e cartaz completo da Ampla está disponível em: www.amplamostra.pt




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend