Ecovia do Vez: passear ao som de uma sinfonia de água a correr

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)
A Ecovia do Vez percorre-se ao longo de quase 33 quilómetro junto ao rio que lhe dá nome, e atravessa o concelho de Arcos de Valdevez.

São quase 33 quilómetros a caminhar por entre o verde do musgo e das árvores, ao som de uma contínua sinfonia de água a correr. Sim, quase como se fosse uma daquelas músicas de relaxamento e meditação. A ecovia do Vez atravessa, lado a lado com o rio que lhe dá nome, o concelho de Arcos de Valdevez. Estende-se desde Sistelo, a “aldeia maravilha” onde os socalcos deslumbram, até Jolda S. Paio onde as águas se misturam com as do rio Lima, na fronteira com Ponte de Lima. Samuel Silva, guia na empresa de animação turística Nature4, garante que banhar-se nessa zona permite sentir como “a temperatura da água do Vez é diferente da do Lima”. Uma sugestão para início ou fim da caminhada, embora o colega Luís Fernandes recomende o começo no extremo oposto. “É o sentido natural do rio e custa menos porque é a descer. Os últimos seis quilómetros, antes de chegar a Sistelo, são muito íngremes”, comenta, acrescentando: “Costumo avisar as pessoas que esta é uma ecovia de montanha”.

Exterior do Ribeira Collection Hotel, junto ao Rio Vez. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

O percurso paralelo ao Vez alterna entre longos passadiços de madeira, troços de terra batida, empedrado estilo calçada ou rochas incrustadas aleatoriamente no chão, e até alcatrão. Sapatilhas confortáveis com sola antiderrapante e garantir transporte para o regresso (há números de táxi pintados na madeira dos passadiços), são requisitos para meter os pés ao caminho. O mapa oficial da ecovia (disponível no Posto de Turismo e um pouco por todo o lado), serve de guia. São três etapas: Jolda S. Paio-Arcos de Valdevez (12,5 quilómetros/2.30 horas), Arcos de Valdevez-Vilela (10 quilómetros/2.30 horas) e Vilela-Sistelo (10 quilómetros/3.30horas).

É escolher e começar a caminhar. Interromper e galgar poldras (pedras que formam uma passagem no rio) para desfrutar de um petisco ou de uma bebida num ecobar de madeira na margem oposta (há vários ao longo do percurso). Parar nos observatórios do Museu da Água ao Ar Livre, que pontuam todo o traçado. Admirar. Fotografar. Paisagem, vacas, cavalos, ovelhas e cabras a pastar no verde dos campos. Surpreender-se com avestruzes (e comprar os seus ovos) numa propriedade privada, ou com um nativo que vende ovos (de galinha) cozidos que “com a fome sabem a lagosta”, como conta João Serôdio do ecoturismo Quinta da Lamosa, onde se dorme embalado ao som da água a correr. Recompor os pés cansados mergulhando-os nas águas que correm (e embalam os ouvidos) continuamente ali ao lado. E por fim, talvez terminar a caminhada com a sensação que o guia Samuel descreve: “Aqui ganham-se anos de vida”.

Bar do Rio: um paraíso em Gondoriz
É poiso obrigatório após a caminhada. Sentar-se na esplanada antes de partir para a ecovia, é arriscar perder a vontade de caminhar. Tal é a beleza (e tranquilidade) do lugar na margem do rio em Gondoriz. E deliciosa a comida e bebida, preparadas pelo casal José Martins e Madaleno Mendes, dono do estabelecimento há 18 anos. Tapas, sandes, caldo-verde, sumos naturais e sangria, são opções certeiras para degustar ao som de música ambiente. Sem pressas, porque a casa abre ao meio-dia e encerra às 4 horas.

No Bar do Rio há tapas, sandes, caldo-verde, sumos naturais e sangria. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

COMO CHEGAR
Pela A28 até Viana do Castelo. Aqui seguir pela A27 até aos Arcos de Valdevez.

PARA FICAR

Arcos House
Proposta após caminhada na ecovia: Mergulhar o corpo num jacuzzi, numa das casas desta aldeia turística, situada em Carralcova, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Lugar de Oucias, Carralcova, Arcos de Valdevez.
Web: www.arcoshouse.com
[email protected]
Tel.: 969804619

Quinta Lamosa Ecoturismo
Descansar o físico e a mente num espigueiro ou numa casa na árvore, em madeira, numa estância hoteleira em plena natureza, onde se fazem retiros.
Lugar da Zebra, Gondoriz, Arcos de Valdevez
Web: ww.quintalamosa.com
[email protected]
Tel.: 914 509 049

COMER

Cantinho do Abade
A adega é a sala e a horta a esplanada da antiga casa paroquial. As especialidades do restaurante são: posta de cachena com feijão tarrestre e bacalhau das lavradas. Peça charutos do Abade para sobremesa.
Igreja, Sistelo, Arcos de Valdevez
Web: cantinhodoabade.wixsite.com
[email protected]
Tel.: 258 563 201
Aberto 2ª, 3ª, 6ª feira, Sábado e domingo
12.00/15.30 e 19.30/21.00
4ª 12.00/15.30. Encerrado 5ª feira

Tasquinha “Ti” Mélia
Aconchegar o estômago com moelas, rojões, chouriça assada ou posta de cachena com arroz de feijão tarrestre. Regados a vinhão (vinho verde da região).
Sistelo, Arcos de Valdevez . Tel.: 967516796
Aberto das 8.00 às 20.00
Fechado à segunda-feira

Leia também:

Esta semana fomos ao rio Vez, a a Estremoz e a Condeixa-a-Nova
Sistelo: junto ao rio Vez sobre os caminho de madeira
Arcos de Valdevez: um passeio pelo interior minhoto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend