A premiada Ecopista do Rio Minho já reabriu

Ecopista do Rio Minho. (Leonel de Castro/GI)
Os mais de 40 quilómetros da ecopista, que une a cidade de Valença e Vila Nova de Cerveira, já podem ser novamente percorridos a pé, de bicicleta ou mesmo de skate.

As caminhadas e os passeios de bicicleta já podem ser feitos novamente na Ecopista do Rio Minho, que reabriu ontem, depois de encerrada no dia 27 de março. Também o acesso automóvel aos parques das Caldas e da Ladoeira foram reabertos.

O corredor ecológico foi inaugurado em novembro de 2004 – tendo sido o primeiro em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas -, e desde então já foi alvo de várias distinções, entre elas, o prémio de 3ª Melhor Via Verde da Europa, nos 8th European Green Award, na Irlanda, em 2017.


7 caminhos de rio para passear junto à água


Ao todo, a ecopista, que une a cidade de Valença a Vila Nova de Cerveira, é composta por mais de 40 quilómetros, e percorre-la dá a lugar a ver vinhedos, campos de cultivo, miradouros com vistas panorâmicas sobre as águas, pesqueiras, praias fluviais, cais com embarcações tradicionais e património histórico. As muralhas de Monção, a fortaleza de Valença e o castelo de Cerveira ficam perto do caminho. O antigo apeadeiro de Cortes, em Monção, e a antiga Casa da Vigia da Linha, em Valença, foram transformados em Centros de Interpretação da Ecopista, com espaço de estacionamento e informação para os utilizadores.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend