Duas receitas de detergentes ecológicos para fazer em casa

Ângela Plácido rendeu-se às fraldas de pano e, a seguir, aos detergentes ecológicos. (Fotografia: Paulo Spranger/GI)
O clique deu-se há uns anos: quando Ângela Plácido teve o segundo filho, optou por fraldas de pano e passou a fazer detergentes ecológicos em casa. Hoje, transmite esses e outros saberes a terceiros, partindo da página do Instagram “Atreve.te.a.ser.feliz”.

A mãe de Ângela Plácido toda a vida foi cabeleireira e, como a maioria das pessoas, começou por desconfiar dos produtos de cosmética e limpeza que a filha fazia para consumo próprio, champô e amaciador incluídos. “Isso resulta mesmo?” é pergunta que Ângela ouve frequentemente. Ela garante que sim, resulta.

Na página do Instagram Atreve.te.a.ser.feliz, Ângela partilha receitas de detergentes ecológicos e aborda temas ligados à economia circular e à alimentação, ou não tivesse feito o curso de natural chef. Também orienta workshops de detergentes e cosmética natural online, via Zoom. Além de eficazes, são económicos, assegura, dando como exemplo o detergente para a roupa: “Com 50 cêntimos, fazes cinco litros”.


AS RECEITAS

Detergente líquido para lavar a roupa

(Fotografia: DR)

Material necessário:

180 a 200 gr de sabão (sabão macaco/ coco/ Marselha/Azul e branco/ clarim)
100gr de bicarbonato de sódio
5 L de água

Preparação:

Ralar o sabão em pedaços pequenos ou colocar num triturador/processador até ficar bem ralado. Numa panela grande, adicionar 5 L de água. Deixar ferver. Adicionar o sabão ralado. Ir mexendo pelo menos durante 10 minutos – a mistura deverá ficar totalmente líquida. Desligar a panela e deixar arrefecer cerca de uma hora. Juntar, aos poucos, o bicarbonato de sódio (atenção à reação). Colocar este preparado num ou mais recipientes reciclados de detergente. Deixar arrefecer totalmente e agitar com frequência. Atenção, não encher o recipiente até cima, deixar um espaço com cerca de três dedos de largura, para ir agitando.

Nota: outra opção é utilizar a Bimby, como explica na página do Instagram Atreve.te.a.ser.feliz.


Detergente multisuperfícies

(Fotografia: DR)

Material necessário para 1L:

250ml de vinagre de limpeza/branco
250ml de água
8 cascas de Laranja/limão
Óleo essencial Tea tree/limão/laranja

*Opcional: alfazema, alecrim, pinheiro, etc..

Preparação:

Juntar num frasco as cascas dos cítricos. Preencher o frasco com o vinagre e a água, até as cascas ficarem submersas. Se desejar, adicionar 10 a 15 gotas de óleo essencial.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend