Dois livros para reorganizar a casa e gerir as finanças

Vanda Boavida ensina a reorganizar cada divisão da casa com base no feng shui, combinado com o método kaizer e o quadro de sonhos. (Fotografia: Ricardo Oliveira Alves Architectural Photography/DR)
"Casa com alma", de Vanda Boavida, e "Economisses", de Susana Rosa, são dois guias práticos que chegaram há pouco às livrarias. O primeiro explica como reorganizar a casa com base no feng shui e o segundo dá dicas para bem gerir as finanças pessoais, dirigindo-se especialmente às mulheres.

#1 Casa com alma, de Vanda Boavida

Vanda Boavida, consultora de feng shui, assina um guia prático para reordenar os espaços com base naquela arte milenar chinesa, aliada a outros métodos, como o japonês kaizen. Tudo em prol do bem-estar, da harmonia e da prosperidade.

Como conhecer-se a si e aos outros, à luz do feng shui? Como potenciar áreas da vida como a saúde, o dinheiro ou os relacionamentos, fazendo alterações em casa? Que cores, texturas e peças escolher? Quais as orientações adequadas para organizar os espaços, em função dos pontos cardeais? Vanda Boavida, professora e consultora certificada de feng shui, propõe-se responder a essas e outras perguntas, de forma simples e prática, no livro “Casa com alma”.

A autora é licenciada em Organização e Gestão de Empresas, com pós-graduação em Marketing Farmacêutico e Especialização em Mercados Financeiros. Trabalhou vários anos na área farmacêutica, até que decidiu dedicar-se à decoração, criando um método próprio.

Esse método combina três abordagens, sendo uma delas a arte milenar do feng shui e outra o vision board, ou quadro de sonhos. A terceira é o método kaizen, dedicado a diminuir o desperdício e aumentar a produtividade através da arrumação e do foco, num processo de melhoria contínua. CF

Vanda Boavida.
(Imagem: DR)

Algumas dicas:

Convívio
De acordo com o feng shui, é preferível ter uma mesa oval ou redonda (como não tem arestas, proporciona igualdade), e de madeira (elemento natural e sólido, como se quer o convívio entre amigos e familiares). Para estimular o convívio e a circulação na casa, deve haver pouco mobiliário no centro da sala.

Fotografias
A sala ou a entrada da casa devem ter fotografias de amigos e familiares. Se for o caso, há que retirar as imagens de pessoas com quem já não mantenhamos amizade.

Romance
No quarto de casal e na sala, convém ter símbolos aos pares. Peças em duplicado, preferencialmente de cor vermelha ou rosa, ajudam ao romance e à paixão, enquanto objetos iguais em triplicado remetem para interferências nas relações.

Trabalho
Mapas e globos favorecem viagens de negócios para o estrangeiro. É desejável ter um espaço próprio para receber clientes, mesmo trabalhando online e em casa.

(Imagem: DR)

Casa com alma, de Vanda Boavida
Editorial Planeta
200 páginas
PVP: 14,90 euros

 

#2 “Economisses”, de Susana Rosa

Há lugar para um livro sobre finanças pessoais dirigido às mulheres? Susana Rosa, a autora deste guia que teve origem na página web com o mesmo nome, acredita que controlar o dinheiro é fundamental para a independência e liberdade femininas. Ainda que salientando que este guia prático de gestão de finanças pessoais pode ser consultado por toda a gente, ele é o fruto de um projeto de vida desta gestora especializada em Marketing Digital, destinado a aumentar a literacia financeira das mulheres. O livro começa por confrontar-nos com os nossos hábitos (ou a falta deles), para depois ensinar, através de conselhos, exemplos e dicas práticas, a fazer contas, gerir despesas e dívidas, e planear poupanças e investimentos. Em suma, a ter uma maior consciência do dinheiro, de forma quotidiana. DM

(Imagem: DR)

Economisses, de Susana Rosa
Influência
192 páginas
PVP: 16,59 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend