Do teleférico aos carros de cesto: o que fazer no Funchal

O Mercado dos Lavradores no Funchal é ponto de visita obrigatório. (Fotografia de GI)
Há programas elementares para quem visita o centro histórico do Funchal, na Madeira. Por exemplo, comprar frutas exóticas, subir de teleférico até ao Monte e descer de carro de cesto.

Mercado dos Lavradores

A arquitetura da época do Estado Novo (algures entre o modernismo e a art déco), já confere ao Mercado dos Lavradores o estatuto de local a não perder na zona de Santa Maria. O edifício foi inaugurado em 1940 e tem grandes painéis de azulejos da Faiança Batisttini de Maria de Portugal, pintados com temas regionais. Lá dentro, o rebuliço aumenta às sextas-feiras e sábados de manhã com a parte central do mercado repleta de agricultores a vender os seus legumes a preços mais acessíveis. E é grande a oferta nas bancas, das frutas exóticas (como a pitaia e os vários maracujás) às carnes, especiarias, flores e peixe fresco, que muitos chefs escolhem para as suas cozinhas.


(Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)


Carreiros do Monte

Esta atração turística é sobejamente conhecida, mas nada como experimentá-la nem que seja uma vez na vida. A experiência consiste em descer dois quilómetros, do Monte (a freguesia mais alta do Funchal) até ao terminal do Livramento. Os passageiros sentam-se em carros de cesto de dois ou três lugares (estruturas construídas em vime com “patins” de madeira) e deixam-se levar empurrados pelos carreiros, que usam botas com solas de borracha para conseguir reduzir a velocidade sempre que necessário, nas ruas inclinadas e curvilíneas. Antigamente, os carros de cesto eram usados como transporte público. Atualmente, atraem milhares de turistas à procura de tradição e adrenalina.

(Fotografia: DR)


Teleférico do Funchal

À medida que a cabine do teleférico vai subindo até ao Monte ao longo de 3200 metros inclinados, ficam para trás o centro histórico e a baía do Funchal e começam a surgir zonas verdes mais floridas, encostas e vales verdejantes. Esta simbiose entre a urbe e a natureza, marcada pelo relevo da ilha, é o que marca mais a paisagem vista das cabines do Teleférico do Funchal. A maioria dos passageiros opta por regressar ao centro descendo nos carros de cesto, mas há mais para ver, como o Jardim Tropical Monte Palace e a Igreja de Nossa Senhora do Monte, construída com arquiteturas setecentista e oitocentista.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Este artigo integra o tema de capa “Madeira de Luxo” publicado na edição da Evasões de 24 de setembro de 2021.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend