Dicas para pôr ordem na despensa (e combater o desperdício)

Fotografia: DR
Pôr ordem na divisão que serve de apoio à cozinha facilita o dia a dia e reflete-se na carteira. Partindo dos produtos que já temos, criamos novos pratos, reduzimos o desperdício e, consequentemente, a conta do supermercado.

Dicas para uma boa organização

Prateleira 1
Reutilizar frascos

Armazenar produtos como arroz ou massa em frascos de vidro ajuda a perceber o que se tem e em que quantidades, além de embelezar a despensa. E sem gastos: frascos de alimentos podem ser reutilizados, e há vários truques simples para os lavar e esterilizar (ler caixa).

Prateleira 2
Usar um móvel como despensa

Um simples móvel ou armário que já se tenha em casa pode funcionar como despensa. Basta que tenha prateleiras, acesso e limpeza fáceis. Também convém que estar num sítio seco, fresco e, preferencialmente, fora do alcance das crianças.

Prateleira 3
Estratégias de arrumação

À frente convém arrumar os produtos que têm mais uso e um prazo de validade menor; e atrás aqueles que duram mais ou não utilizamos tanto. Os ingredientes secos também devem ser separados dos molhados, como conservas e bebidas.

Prateleira 4
Seleção de quarentena

Nesta altura de confinamento, farinhas, massas, arrozes e legumes congelados (usados na sopa ou como acompanhamento) estão no topo da lista de prioridades de Tânia Almeida, do projeto Des.messy (ler adiante).

Truques para facilitar

Limpar e esterilizar frascos

Para esterilizar frascos, Jamie Oliver sugere pô-los no forno, a 180 graus, durante dez minutos; e as tampas em água a ferver, também dez minutos.

Jamie Oliver
Fotografia: DR

Para remover rótulos de frascos, enchê-los com água a ferver. Se a cola persistir, aplicar-lhes uma pasta de azeite e bicarbonato de sódio durante umas horas.

Para eliminar o mau cheiro de frascos ou garrafas, enchê-los com uma mistura de água e anis, deixar atuar uma noite e lavar bem, revela o livro “Truques e dicas – os conselhos do Fátima” (ed. Guerra e Paz, 2007).

Alguns conselhos

Menos pragas e menos lixo

Uma maneira de combater pragas nos produtos mais sensíveis é pôr folha de louro e cravinho dentro dos recipientes, lê-se na página do Facebook da mercearia biológica Maria Granel.

As robustas embalagens de arroz e massa são ideais para levar produtos a congelar. Outros sacos de plástico podem ser lavados, dobrados e arrumados numa gaveta, para reutilizar.

Frigorífico bem limpo

Para limpar e desengordurar o frigorífico, basta polvilhar com bicarbonato de sódio metade de um limão, passar na superfície e limpar depois com um pano húmido. Esta é uma dica inspirada no livro “Desafio Zero”, de Eunice Maia, fundadora da Maria Granel.

Fotografia: DR

Pequeno-almoço fácil

Agrupar produtos e utensílios por famílias agiliza o quotidiano. Por exemplo, arrumar no mesmo sítio os cereais e outros artigos de pequeno-almoço; ou ter as chávenas, o café e o açúcar/adoçante junto à máquina de café.

 

Passo a passo com o projeto Des.messy

Tânia Almeida e Sara Santos, que lançaram o projeto de organização de ambientes Des.messy, há cerca de dois meses, em Lisboa, sugerem vários passos para arrumar a despensa. O primeiro é esvaziá-la, pondo todos os produtos à vista. Depois, dividi-los por categorias (massas, arrozes, especiarias, enlatados, bebidas, etc.), descartar os que estejam fora do prazo e arrumar os restantes deixando os de menor durabilidade mais à mão. Artigos já encetados podem ir para frascos de feijão ou azeitonas reaproveitados, com etiquetas indicando o conteúdo e a validade (basta usar papel e fita-cola).

Uma forma de poupar é fazer listas de compras e planear menus com os produtos com prazo mais curto, defendem Tânia e Sara. Por norma, vão a casa dos clientes inteirar-se do seu estilo de vida, desejos e necessidades, incentivam-nos a destralhar e reaproveitar materiais. Mas, por estes dias, fazem uma espécie de consultoria online, tendencialmente gratuita.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend