Ideias para organizar o computador e as fotografias (digitais e impressas)

Fotografia: DR
Ambiente de trabalho caótico, caixa de correio eletrónico a transbordar, fotografias espalhadas pelo computador, em gavetas ou caixotes? Está na hora de organizar tudo isso. Uma especialista explica como.

Esta época de recolhimento pode servir para destralhar e encontrar maior equilíbrio no espaço que habitamos, defende a organizadora profissional Margarida Madeira. Uma das suas sugestões é pôr ordem no computador, passar para a caixa de correio eletrónico e terminar nas fotografias, digitais e impressas.

Podemos sentir-nos assoberbados, sem saber como dar início a esse destralhar, um processo muito emocional e até fisicamente desgastante. “O que sempre digo para ajudar nessa situação é que temos de ser gentis e pacientes connosco mesmos. Se levámos dez ou 20 anos a acumular tralha, é normal que também se leve algum tempo até ter tudo organizado como desejamos”, tranquiliza Margarida. Importante mesmo é dar o primeiro passo.

Limpeza digital em três passos

  1. Computador

Assim como temos armários em casa, no computador devemos criar pastas para guardar documentos e ficheiros. Há que definir uma estrutura e identificar grandes categorias, como fotografias, vídeos, textos ou folhas de cálculo. Depois é preciso destralhar, guardando só o que interessa na respetiva pasta (com um nome simples e objetivo). O ambiente de trabalho quer-se limpo, e convém ter cópias dos documentos num disco rígido e/ou numa cloud.

  1. E-mail

Antes de mais, importa apagar e-mails desnecessários e cancelar newsletters indesejadas. Os e-mails devem ser ordenados por pastas temáticas (clientes, projetos, contabilidade, etc.).

  1. Fotografias

As fotografias digitais desfocadas, descentradas ou que prejudiquem o nosso bem-estar devem ser eliminadas, e as restantes organizadas numa pasta dividida em subpastas temáticas (família, férias, crianças, etc.).

Fotografias em papel: álbuns, molduras e quadros

As fotografias em papel podem ser acomodadas em álbuns ou molduras. Criar uma parede-galeria com aquelas que nos fazem sorrir ajuda “a elevar a nossa sensação de alegria e bem-estar”, observa Margarida Madeira. Outra opção é fazer um quadro com fotografias das crianças e dos trabalhos feitos por elas na escola, para decorar os seus quartos.

Adeus, tristeza

Eliminar fotografias que lembram momentos difíceis é terapêutico. Margarida Madeira propõe “realizar um pequeno ritual agradecendo aquele momento nas nossas vidas, as aprendizagens que proporcionou e libertarmo-nos” – por exemplo, rasgando ou queimando as imagens.

De bióloga marinha a organizadora profissional

Margarida Madeira é bióloga marinha de formação e trabalhou nessa área durante anos, mas hoje é organizadora profissional, ou, como prefere dizer, “doula das casas”. O que faz é ajudar as pessoas a arrumar os seus espaços, sendo que essa organização externa se traduz numa organização interna. Sabe disso porque o sentiu na pele, quando passou por um divórcio que lhe tirou o chão. Deu por si a organizar a casa para se organizar a si mesma, com êxito. Decidiu fazer disso profissão e criou o projeto Home Dear Home.

Fotografia: DR

Na sua página no Facebook, Margarida partilha várias dicas, mas processos mais profundos pedem ajuda personalizada. Normalmente, vai a casa dos clientes “pôr as mãos na tralha”; mas, por estes dias, presta serviços online. Numa primeira sessão, gratuita, pela internet ou por telefone, inteira-se das necessidades; só depois indica um orçamento. (Tel.: 914674719. E-mail: [email protected])

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend