Depois de dois anos parado, Festival Ouriço-do-Mar volta à Ericeira

Festival Ouriço-do-Mar, na Ericeira. (Fotografia de Jorge Simão)
A sexta edição do Festival Internacional Ouriço-do-Mar regressa à Ericeira entre 22 e 30 de abril. Na vila piscatória, há degustações, showcooking, menus criados por restaurantes aderentes e outras atividades focadas na iguaria marinha.

Falar em Ericeira é falar em ouriços-do-mar, um dos produtos ex-líbris da vila piscatória, e que lhe terá dado o próprio nome, pela abundância com que habita o seu mar. Por esta altura, volta a ganhar importância redobrada, com a chegada do Festival Internacional Ouriço-do-Mar, que decorre na vila durante nove dias, entre 22 e 30 de abril, apoiado numa programação que inclui degustações, showcooking, restaurantes aderentes e outras atividades.

A versatilidade do apelo do ouriço-do-mar é um dos chavões do festival, que promove um alimento considerado premium – muitas vezes as suas ovas são comparadas às do caviar -, mas levando-o ao grande público. No dia 30 de abril, pelas 09h30, as Jornadas Técnicas acontecem na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, numa sessão onde se conhece melhor o papel desta iguaria marinha e da sua importância no ecossistema do mar, mas também se conhece os resultados dos projetos Ouriceira Mar e Ouriceira Aqua.

O ouriço-do-mar ganha destaque durante nove dias na Ericeira. (Fotografias de Jorge Simão)

Ao longo de todos os dias, entre as 16h e as 18h, o Mercado Municipal da Ericeira vai acolher sessões de showcooking focadas no petisco espinhoso. Já com a vertente de Mostra Gastronómica, o festival conta com a participação de 15 restaurantes locais, que durante estes dias vão preparar um leque de pratos e menus criados a pensar no festival e no seu protagonista. Seja ao natural, na grelha, em açorda, em risoto, ceviches, peças de niguiri e tibornas, além de sobremesas, as propostas são variadas e podem ser consultadas aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend