Conserveira Pinhais abre museu-vivo em Matosinhos

Os visitantes vão poder acompanhar o processo de produção. (Fotografia: DR)
A conserveira Pinhais, que comemorou o centenário no ano passado, prepara-se para abrir um museu-vivo na sua fábrica, em Matosinhos, já em outubro. Chama-se Conservas Pinhais Factory Tour e conduz os visitantes pelas diversas fases do processo de produção, assente, ainda, num método artesanal.

O projeto, que exigiu um investimento de 3 milhões de euros, funciona num edifício histórico, classificado como de Interesse Municipal, na Avenida Menéres. Tem como objetivo dar conhecer o património da histórica conserveira e das suas marcas, de que são exemplo a Pinhais e a Nuri; e também “contribuir para a preservação e valorização da indústria conserveira de Matosinhos”, lê-se, em comunicado.

As visitas guiadas, pensadas para todas as faixas etárias, convidam a descobrir a fábrica e o seu espólio, bem como a história da Pinhais e da indústria conserveira, que assumiu particular importância na Europa, aquando das duas Grandes Guerras. Inclui prova de produtos da casa e uma passagem pela loja, que reúne conservas e peças de coleção.

Os participantes têm acesso a conteúdos digitais e a experiências bem concretas, como a do empapelamento, ou seja, o embrulhar das latas usando as técnicas das artesãs. A Pinhais orgulha-se de “manter em pleno século XXI um método tradicional raro em toda a sua produção, representando a génese do setor, tal como era há 100 anos”, observou a diretora de marketing da empresa, Patrícia Sousa.

“Este projeto apresenta características únicas no setor do turismo industrial, será um museu-vivo com uma dinâmica muito própria e grande ligação às tradições de Matosinhos”, afirmou, por seu lado, a presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro. “A autarquia entende ser um equipamento estratégico e de grande valia para o desenvolvimento económico da região.”

Exposições temporárias, serviços educativos e workshops deverão integrar a agenda do museu, cuja data de inauguração está por anunciar.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida Menéres, 700, Matosinhos
Telefone
229380042
Horário
Museu: das 9h às 18h (última visita às 16h). Não encerra (exceto domingo de Páscoa, 1 de maio, 24 e 25 de dezembro, 31 de dezembro, 1 de janeiro e duas semanas, em abril, para manutenção da fábrica).
Custo
() Museu: bilhete geral, 14 euros (crianças dos 5 aos 12 anos, 8 euros; maiores de 65 anos, 11 euros; grátis para crianças até aos 4 anos).


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend