Concurso Chefe Cozinheiro do Ano tem seis concorrentes a caminho da final

O Chefe Cozinheiro do Ano é a mais antiga competição de cozinha profissional do país. (Fotografia de Filipe Vera-Cruz)
Seis cozinheiros concorrem ao título de Chefe Cozinheiro do Ano 2021, cuja final acontecerá no The Baron’s Hall na Real Companhia Velha, em Gaia, dia 30 de novembro.

André Cameirão (do Azor Hotel Ponta Delgada, em São Miguel), Carlos Torres (dos Elêbe Restaurantes), Hugo Alves (do Restaurante Pedro Lemos, no Porto), Hugo Rocha (do Restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto), Miguel Silva (do Palácio do Bussaco, em Coimbra) e Rogério Barbosa (do Hotel Prazer da Natureza Resort & Sp,a em Viana do Castelo) são os seis finalistas a caminho da final do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2021.

Os finalistas foram apurados durante as três etapas regionais do concurso, decorridas no Porto, em Lisboa e em Portugal durante os meses de setembro e outubro. No total concorreram 17 cozinheiros, tendo sigo apurados para a final de dia 30 de novembro “os seis mais bem classificados no total das três etapas”, lê-se num comunicado do concurso.

Durante a final da 32.ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano – a mais antiga competição de cozinha realizada em Portugal – cada um dos seis finalistas vai apresentar um menu completo da sua autoria, composto por sopa, prato de bacalhau, prato tradicional de carne e sobremesa. O momento vai decorrer no The Baron’s Hall, na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia.

A avaliar a prova estarão os membros do júri Paulo Pinto (Presidente interino e Secretário-Geral da ACPP ), Alexandre Silva (LOCO e Fogo), António Loureiro (A Cozinha), Louis Anjos (Palmares Ocean Living & Golf) e Ricardo Costa (The Yeatman). Como júri observador estarão Ricardo Luz (CCA 2019) e Tony Martins (CCA 2020).

Em paralelo com a final decorrerá também a 3ª edição do Fórum Pensar Cozinha, cuja programação prevê a realização de entrevistas, debates e demonstrações de cozinha. À semelhança do que aconteceu em 2019, a final nacional será um evento aberto ao público, gratuitamente, e dará a possibilidade de os visitantes provarem um almoço preparado pelos chefes Lídia Brás, do Stramuntana, João d’Eça Lima, do Xisto, António Queiroz Pinto, Casa de Tormes e Túlio Gomez, do Hotel Marquês Pombal.

Quem quiser acompanhar a final da 32.ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano pode fazê-lo através do site www.chefecozinheirodoano.pt e das redes sociais do evento, dia 30 de novembro a partir das 10h. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 17h.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend