Clube Universitário do Porto, um cantinho charmoso no Campo Alegre

Círculo Universitário do Porto. (Fotografias de Artur Machado/GI)
O Clube Universitário do Porto, casa dos Alumni - antigos estudantes da universidade - está também aberto à comunidade em geral. Serve almoços e lanches em vários espaços da casa e o seu jardim romântico convida a passeios tranquilos.

Ao longo da Rua do Campo Alegre, vários palacetes oitocentistas imprimem charme a esta zona da cidade. Não tão famoso como a Casa Andresen – onde está o Jardim Botânico e a Galeria da Biodiversidade, da Universidade do Porto (UP) – este palacete, Casa Primo Madeira, também da UP está a dar-se a conhecer à comunidade.
Construída em finais do século XIX, a casa teve como primeiro dono o Conselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo. Sofreu intervenções do arquiteto Marques da Silva quando foi adquirida pelo negociante de têxteis Primo Madeira. Nos anos 1980 passou para a UP, tendo sido reabilitada por Fernando Távora, num projeto que foi galardoado com o Prémio João de Almada.

Agora, funciona aqui o Círculo Universitário do Porto, que quer estreitar laços tanto com os antigos alunos da universidade como com a comunidade em geral. Bárbara Costa, diretora do Círculo, explica que os vários espaços estão disponíveis para alugar seja aos Alumni “que estão a criar as suas primeiras empresas e precisam de espaços, seja ao tecido empresarial, a eventos corporate ou à sociedade civil, para casamentos, batizados ou outras festas”, diz.

O Clube Universitário do Porto junta passeios no seu jardim e espaços para refeições. (Fotografias de Artur Machado/GI)

Além disso, todos os dias da semana, a casa abre-se ao público em geral, que lá pode almoçar ou lanchar e passear no jardim. Entusiasmada com as potencialidades do espaço, Bárbara Costa quer realizar vários projetos, entre eles, uma cafetaria na antiga estufa ou concertos no jardim. De referir que a casa ao lado, o Palacete Burmester, da Faculdade de Letras abriu recentemente a Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto, dedicado à investigação mas que também abrirá a porta a visitantes.

 

Alguns espaços a visitar:

#1 Salão de chá: para lanchar durante a tarde

Esta é a antiga sala de fumo do Palacete Primo Madeira. Nas casas burguesas do século XIX era aqui que depois do jantar os homens se juntavam para fumar os seus charutos e cachimbos, beber digestivos e falar dos seus negócios. Agora, num ambiente confortável e já sem fumo, é aqui que se faz o lanche entre as 15h e as 17h. Nas paredes há vários quadros do acervo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

O salão de chá, onde se serve lanche entre as 15h e as 17h.

#2 Salão francês: o antigo salão de baile

Com uma portada de correr que o separa da sala de jantar, o chamado salão francês tem um ambiente muito específico, que o diferencia das outras divisões do rés-do-chão do Palacete. É profusamente decorado e pintado em tons claros, que lhe imprime grande luminosidade. Aqui se faziam os bailes para a família e os convidados da casa. Agora, funciona como sala de refeições de eventos especiais. Uma grande janela faz a ligação ao jardim.

A sala francesa, que serviu anteriormente de salão de baile.

#3 Sala de almoço: disponível durante a semana

Um pouco mais austera do que o vizinho salão de baile, principalmente devido às suas madeiras escuras, esta divisão está aberta para os almoços diários. Por 15 euros (12 para quem for da comunidade universitária ou antigo aluno) tem-se direito a um menu com entradas e prato principal (carne ou peixe). As sugestões mudam diariamente e podem ser consultadas na página de Facebook do Círculo Universitário. Daqui tem-se acesso ao jardim.

A sala onde se servem os almoços.

#4 antiga estufa: no jardim romântico

Sendo o palacete de influência inglesa, o jardim não poderia deixar de lembrar a estética romântica do século XIX. Cheio de recantos surpreendentes, onde se destacam a avenida das camélias, os tanques onde as criadas lavavam a roupa ou esta estufa agora vazia, o jardim foi remodelado já no século XX pelo importante arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral, que soube manter o seu espírito inglês.

A antiga estufa situada no jardim.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Campo Alegre, 877
Telefone
969872379
Horário
Almoço das 11h30 às 13h. Lanche das 15h às 17h (de segunda a sexta).


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend