Cinco livros recentes para um bom serão em casa

(Fotografia: Sofia livarinen/Pixabay)
Estas cinco obras lançadas recentemente são boa companhia para os dias que queremos (ou temos) que passar em casa, encontrando-se em todas elas alguma coisa a aprender. O solene latim ensinado ao povo, a paixão pelas motas trocada em história, pão e filosofia para todos os dias e ainda a belíssima tradição de contos portuguesa.

Vamos fazer pão
de Isabel Zibaia Rafael
Marcador

Autora do blogue Cinco quartos de laranja e vários livros de receitas, Isabel Zibaia Rafael dispensa apresentações e acaba de lançar mais um título essencial. Neste “Vamos fazer pão”, alinhado com o “frisson” doméstico do ano, Isabel partilha mais de 40 receitas de pão caseiro, para todas as ocasiões (e ainda de bolachas e uma fórmula para fermento natural). Há receitas de pães para o dia a dia, lanche e festas, com fermento natural e ainda pães doces.

136 páginas
PVP: 18,95 euros

As motos da nossa vida
de Pedro Pinto
Quetzal

“Uma viagem sentimental à memória das motorizadas portuguesas” é o subtítulo de um livro que vai falar ao coração de muitos que viveram na era dourada das 50cc fabricadas em Portugal. E da emoção que é ver algumas delas – como as Famel ou as V5 – ainda a circular por aí. Pedro Pinto revisita as fábricas portuguesas que criaram e produziram estes modelos, as suas histórias e os seus fenómenos.

200 páginas
PVP: 24,90 euros

Filosofia para exploradores polares
de Erling Kagge
Quetzal

O explorador norueguês Erling Kagge faz “uma espécie de recapitulação” das excursões em condições extremas, a pé, aos três polos – Norte, Sul e Monte Evereste -, e apresenta-a em 16 lições meditativas, aplicáveis ao dia-a-dia. Levantar cedo, não procurar a felicidade, aceitar o insucesso e ser proativo com a sorte são alguns dos motes que dá para uma vida mais atenta e preenchida.

200 páginas
PVP: 16,60 euros

Contos tradicionais portugueses
Antologia
Guerra e Paz

São 55 contos da tradição oral portuguesa, fixados por Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório, Consiglieri Pedroso, José Leite de Vasconcelos e Teófilo Braga. Alguns tão conhecidos como “O macaco do rabo cortado”ou “O príncipe com orelhas de burro”, mas também muitos outros a descobrir, entre contos maravilhosos, jocosos, sentimentais, religiosos ou sobre animais.

192 páginas
PVP: 12 euros

Latim do zero
de Frederico Lourenço
Quetzal

Depois de lançada a sua Nova Gramática do Latim (a primeira publicada em 50 anos), Frederico Lourenço enfrentou o confinamento e as aulas à distância, criando uma página no Facebok para os seus alunos: Latim do Zero. Os seguidores, porém, ultrapassaram em muito os seus alunos, passando dos 13 mil. ‘Alea iacta est’: este livro nasceu assim, para ensinar latim a todos, em 50 lições, entre gramática e lições de cultura, conduzindo o discípulo à leitura da Eneida, de Virgílio.

528 páginas
PVP: 24,40 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend